Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
23º
Porto Nacional
24º
DESAFIO FITNESS COMPUTADOR
Desafio VC Fitness
PRIMEIRA INFÂNCIA

Modelo de educação infantil de Araguaína vira referência internacional

09 fevereiro 2026 - 21h05Por Da Redação

O modelo de educação de tempo integral infantil implantado em Araguaína passou a ser referência internacional. O prefeito Wagner Rodrigues recebeu, na última quinta-feira (5), representantes dos Tribunais de Contas do Tocantins e da Angola, que vieram conhecer de perto a política pública adotada pelo município.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A visita técnica teve como foco a apresentação do sistema educacional voltado à primeira infância, que já começa a ser replicado em escolas angolanas.

VISITA INTERNACIONAL PARA CONHECER MODELO DE ARAGUAÍNA

O prefeito recebeu o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), André Matos, e o presidente do Tribunal de Contas da Angola, Sebastião Domingos Gunza.

Gunza é doutorando em Gestão de Políticas Públicas e desenvolve pesquisa sobre o modelo de educação integral infantil de Araguaína, que passou a ser referência em seu país.

CENTRO INFANTIL FOI UMA DAS UNIDADES VISITADAS

Entre os locais visitados está o Centro de Educação Infantil Gardene Mota, no Bairro Senador.

A unidade atende, em tempo integral, 230 crianças de seis meses a cinco anos, com atividades voltadas ao desenvolvimento cognitivo, motor e social.

MODELO JÁ ESTÁ SENDO REPLICADO EM ANGOLA

Sebastião Domingos Gunza afirmou que o que viu em Araguaína superou experiências conhecidas em outros países.

Segundo ele, o município conseguiu implantar de forma concreta uma política pública bem-sucedida para a primeira infância, que já serve de base para escolas angolanas.

PACTO PELA PRIMEIRA INFÂNCIA

O prefeito Wagner Rodrigues destacou que Araguaína firmou com o TCE-TO um pacto voltado ao atendimento intersetorial das crianças, envolvendo Educação, Saúde e Assistência Social.

Ele afirmou que a cidade tem mostrado, na prática, como uma política pública estruturada pode transformar realidades.

MAIS VAGAS E EXPANSÃO DO TEMPO INTEGRAL

No início do ano letivo de 2026, o Município criou cerca de 3.900 novas vagas na Rede Municipal de Educação, 1.400 a mais que no ano anterior.

Com isso, Araguaína passa a atender mais de 23 mil estudantes.

Desse total, 1.881 vagas são destinadas a unidades de tempo integral, com atividades no contraturno, voltadas à formação integral e ao desenvolvimento emocional dos alunos.

TCE DESTACA EDUCAÇÃO COMO CAMINHO DE TRANSFORMAÇÃO

O conselheiro André Matos afirmou que o Executivo tem sido sensível às recomendações do TCE-TO.

Ele destacou que o trabalho desenvolvido em Araguaína tem potencial para se tornar referência estadual e nacional, reforçando que a educação é o principal instrumento de transformação social.

Experiência de tempo integral atrai visita técnica do Tribunal de Contas da Angola

Experiência de tempo integral atrai visita técnica do Tribunal de Contas da Angola / Fotos: Marcos Filho Sandes/Secom Araguaína