Palmas
25º
Araguaína
27º
Gurupi
22º
Porto Nacional
23º
REDE ORTO
EM ARAGUAÍNA

Pacientes têm tratamento contra o câncer suspenso após máquina de radioterapia parar de funcionar

08 dezembro 2020 - 13h44Por Redação

A máquina de radioterapia que atende dezenas de pacientes em Araguaína no Norte do Tocantins está há mais de uma semana sem funcionar. A denúncia foi encaminhada ao Portal O Norte por um familiar que realiza tratamento no Hospital Regional. Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a empresa Oncoradium que presta o serviço terceirizado na cidade apresentaram esclarecimentos sobre o caso. Confira as notas na íntegra no final da matéria. 

A denunciante é um idosa de 61 anos, que preferiu não ser identificada para evitar retaliações. Segundo ela, o marido que tem 68 anos e luta contra um câncer de próstata, está em pouco mais da metade das sessões de radioterapia necessárias para o seu tratamento e agora foi obrigado a parar repentinamente. "Meu marido foi dignosticado com câncer há 6 anos, ele fez o tratamento direitinho mas o câncer voltou. Agora, o médico recomendou 32 sessões de radioterapia e ele já fez 18, mas com essa máquina parada a gente não sabe mais o que fazer", disse a aposentada explicando que o marido faz o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), porque a família não tem condições de pagar particular que custa em torno de R$ 7 mil reais. 

A denunciante lembra que são várias pessoas em tratamento e reclama da falta de informação aos pacientes e familiares: "Tem gente aqui tratanto todo tipo de câncer: próstata, mama, útero e a doença não espera. Seja lá o que estiver acontecendo, nós precisamos de um posicionamento. É direito nosso!", afirma a mulher, explicando que buscou informações na unidade sobre a previsão de funcionamento e até o momento não recebeu nenhuma resposta concreta. 

Resposta do Estado e Empresa

O Portal O Norte procurou a Secretaria Estadual de Saúde (SES), que em nota encaminhada ao site esclareceu que a empresa Oncoradium - que presta serviços de radioterapia em Araguaína - informou que o equipamento de Radioterapia (Acelerador Linear) está em manutenção corretiva.

A pasta explicou ainda que, o equipamento apresentou instabilidades em seu funcionamento no dia 02/12/2020, devido a uma queda de energia. Tendo sido realizado um chamado junto ao fabricante para realização de manutenção corretiva remota, na mesma data, sem sucesso.  

A nota explica também que, a empresa acionou a equipe técnica de São Paulo/SP, que por questões de cancelamentos de vôos e dificuldades de logística só chegou a Araguaína na data de ontem, 07/12, e desde sua chegada tem trabalhado no equipamento com previsão de retorno dos atendimentos nesta quarta-feira, 09.

As informações acima citadas também foram confirmadas pela Oncoradium via nota de esclarecimento encaminhada ao site acrescentando que a máquina já voltou a funcionar hoje à tarde e que já estão entrando em contato com os pacientes para reagendar os tratamentos. 

Notas na íntegra

Nota

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que a empresa Oncoradium - que presta serviços de radioterapia em Araguaína - informou que o equipamento de Radioterapia (Acelerador Linear) está em manutenção corretiva. O técnico da empresa de manutenção, já está na cidade realizando o reparo no equipamento, com previsão de retorno dos atendimentos nesta quarta-feira, 09.

O equipamento apresentou instabilidades em seu funcionamento no dia 02/12/2020, devido a uma queda de energia. Tendo sido realizado um chamado junto ao fabricante para realização de manutenção corretiva remota, na mesma data, sem sucesso.  

Então, a empresa acionou a equipe técnica de São Paulo/SP, que por questões de cancelamentos de vôos e dificuldades de logística só chegou a Araguaína na data de ontem, 07/12, e desde sua chegada tem trabalhado no equipamento.

Palmas/TO, 08 de dezembro de 2020.
Secretaria de Estado da Saúde
Governo do Tocantins


Nota Oncoradium - Máquina de Radioterapia

A Oncoradium Araguaína, responsável pela gestão dos tratamentos de radioterapia do serviço oncológico do Hospital Regional de Araguaína, informa que a máquina de radioterapia não está quebrada, mas seu funcionamento foi suspenso desde a última quinta-feira por causa das várias oscilações e quedas de energia elétrica na região, muito em função do período chuvoso, e que podem danificar o equipamento.

A decisão de paralisar a atividade da máquina é de caráter preventivo.

A Oncoradium informa também que já acionou a concessionária de energia elétrica diversas vezes para verificar os motivos das oscilações na rede da região.

O engenheiro técnico responsável pela manutenção da máquina de radioterapia já está na unidade desde o início da semana para avaliar a situação.

A máquina voltou a funcionar agora à tarde e já estamos entrando em contato com os pacientes para reagendar os tratamentos.