Moradores de 7 setores de Araguaína se reuniram na manhã desta sexta-feira (07), em manifestação para reivindicar a retomada trasporte escolar para alunos da rede estadual de ensino na zona urbana.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Pais de alunos dos setores Lago Azul 1, 2, 3, 4, Jardim Garavelo, Vila Xixebal e Cidade Nova cobram se mobilizaram para pedir o retorno da oferta do serviço de transporte para seus filhos.
Uma das moradoras questionou o fato de que alunos do Colégio Militar continuam tendo acesso ao transporte escolar enquanto os demais alunos a rede pública de ensino estão sendo prejudicados pela suspensão do serviço.
ENTENDA O CASO
Nessa primeira semana de ano letivo, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) suspendeu a oferta de transporte escolar na zona urbana de Araguaína. A medida afeta diretamente alunos que moram em bairros distantes, dificultando a frequência às aulas.
Conforme a pasta, o Estado continuará oferecendo transporte escolar, mas apenas para os estudantes da zona rural. A mudança foi comunicada de forma informal por meio de grupos de WhatsApp das escolas. A justificativa apresentada é de que o transporte escolar urbano não está amparado por lei, ao contrário do transporte rural, que é regulado pelo Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE).
MOBILIZAÇÃO
Essa é a segunda mobilização realizada essa semana. Na terça-feira (04), dezenas de pais e alunos se uniram em um manifesto que resultou na interdição de um trecho do perímetro urbano da BR-153 na altura do Bairro de Fátima.
Os pais cobram um posicionamento do governo sobre possíveis soluções ou alternativas para garantir a frequência escolar dos filhos.
IMPACTO NAS AULAS
A decisão gerou preocupação entre os professores, que relataram salas de aula vazias na segunda-feira. A falta de transporte tem impactado a presença dos alunos nas escolas, principalmente aqueles que dependem do serviço para se deslocar de bairros afastados.
ORIENTAÇÃO AOS PAIS
Os pais foram orientados a aguardar mais informações nos próximos dias sobre o andamento da situação e a buscar alternativas para garantir que os alunos não faltem às aulas devido à falta de transporte.
O que diz a SEDUC?
"A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) esclarece que o transporte escolar da rede estadual é prioritariamente destinado aos estudantes residentes na zona rural.
A Seduc ressalta que está em contato com a Secretaria Municipal de Educação de Araguaína e com a agência reguladora de transporte da cidade para viabilizar o reestabelecimento do transporte para os estudantes da zona urbana. Como possível solução, está sendo considerada a concessão do vale-transporte estudantil para o uso do serviço de transporte coletivo urbano da cidade de Araguaína.
A Seduc também reforça que o transporte para os estudantes da zona rural segue normalmente".