Após denúncia publicada no Porta O Norte que mostrou uma casa popular abandonada no setor Costa Esmeralda, a prefeitura de Araguaína se manifestou explicando as providências a serem tomadas nesse tipo de situação.
LEVANTAMENTO
O município garantiu que uma equipe da Secretaria da Habitação (SEHAB) está acompanhando a situação e fazendo um levantamento sobre imóveis em situação de abandono em todos os conjuntos habitacionais da cidade financiados por meio da Faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida.
GOVERNO FEDERAL
A prefeitura também explica que "por se tratar de um programa do Governo Federal, o Município não tem poder para intervir, cabendo à gestão o envio de um relatório para o Ministério das Cidades em Brasília, requerendo a adoção de providências do Governo Federal e possibilitando que o imóvel que comprovadamente tiver sido abandonado pelo proprietário, possa contemplar outra família".
CRITÉRIOS RIGOROSOS
Ainda conforme a nota, a prefeitura reforçou que sobre os novos cadastros para contemplar pessoas com moradia própria em Araguaína, o município está adotando um conjunto de critérios mais rigoroso visando a prevenção de situações desta natureza.