A próxima quinta-feira, 19 de junho, será feriado municipal em Araguaína em razão da celebração de Corpus Christi. A medida foi estabelecida pela Lei Municipal nº 3.459/2024. Além disso, a Prefeitura decretou ponto facultativo na sexta-feira, dia 20. O Decreto nº 052/25 foi publicado no Diário Oficial do Município, edição nº 3.294.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A decisão segue a lista de feriados nacionais e dias de ponto facultativo definidos pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
SERVIÇOS ESSENCIAIS NÃO TERÃO ALTERAÇÕES
A Prefeitura informou que os serviços considerados essenciais vão funcionar normalmente durante os dois dias:
-
Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
-
Pronto Atendimento Infantil (PAI)
-
Hospital Municipal de Araguaína (HMA)
-
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
-
Coleta de lixo
RESTAURANTE POPULAR TERÁ FUNCIONAMENTO PARCIAL
O Restaurante Popular não abrirá na quinta-feira (19), acompanhando o feriado municipal. O atendimento será retomado normalmente na sexta-feira (20) e também no sábado (21).
GUARDA MUNICIPAL E ASTT EM REGIME DE PLANTÃO
Os atendimentos administrativos da Guarda Municipal de Araguaína (GMA) e da Agência de Segurança Transporte e Trânsito (ASTT) estarão suspensos nos dois dias. No entanto, os serviços operacionais seguem funcionando em regime de plantão 24 horas, com rondas e atendimento de emergências. O número da GMA para chamados é o 153.
TRANSPORTE PÚBLICO TERÁ HORÁRIOS DIFERENCIADOS
O transporte coletivo da cidade vai operar em esquema especial nos dois dias:
-
Quinta-feira (19):
Itinerário seguirá a programação de domingo, com sete ônibus em cinco linhas e intervalo médio de 40 minutos entre os veículos. -
Sexta-feira (20):
Operação conforme o cronograma de sábado. Serão 11 veículos em oito linhas pela manhã e sete ônibus à tarde, a partir das 13h30. O intervalo entre os ônibus será de cerca de 30 minutos.
LEI MUNICIPAL INSTITUI O FERIADO
A instituição do feriado de Corpus Christi como data oficial no calendário municipal foi sancionada em 9 de maio de 2024, após aprovação na Câmara de Vereadores. O projeto é de autoria do vereador Geraldo Silva.
Corpus Christi é uma data móvel de tradição católica e cristã, que celebra o mistério da eucaristia — o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.