Palmas
24º
Araguaína
21º
Gurupi
24º
Porto Nacional
23º
UNIRG VESTIBULAR COLINAS
Supermercados Campelo Agosto
REGISTRO INDEVIDO

Prefeitura nega desvio de recursos e BB assume falha em transações do Fundeb

27 janeiro 2026 - 18h52Por Da Redação

A Prefeitura de Araguaína esclareceu que um registro de movimentação financeira do Fundeb, identificado no SIOPE com o Código 52, foi resultado de um erro de sistema do Banco do Brasil. Segundo o município, não houve desvio ou uso irregular de recursos. A situação foi reconhecida oficialmente pela instituição bancária.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

 ENTENDA COMO FUNCIONA O FUNDEB

O Fundeb é composto por 27 fundos, um para cada estado e o Distrito Federal.

Ele reúne recursos de impostos e transferências estaduais e municipais, além de complementações do Governo Federal, e é destinado exclusivamente à Educação Básica.

TRANSFERÊNCIAS PARA SALÁRIOS 

De acordo com o secretário da Fazenda, Leandro Pinotti, apenas os valores destinados ao pagamento dos servidores da Educação podem ser transferidos da conta do Fundeb para a conta do Município.

Em média, são realizadas de uma a três transferências mensais, sempre dentro dos limites e prazos previstos em lei.

ERRO POR CÓDIGO DESATUALIZADO

No sistema da Tesouraria, as transferências para pagamento de salários são registradas com o Código 42.

Já no SIOPE, apareceu o Código 52, que indica “estorno de repasse indevido”, o que levou a Prefeitura a buscar esclarecimentos junto ao Banco do Brasil.

O banco confirmou, nesta terça-feira (27), que houve falha no sistema, causada pelo uso de códigos antigos que perderam validade após a Portaria nº 1.052 do FNDE, publicada em novembro de 2025.

SITUAÇÃO TAMBÉM ATINGIU OUTROS MUNICÍPIOS

Ainda segundo a prefeitura, o Banco do Brasil informou que o mesmo problema ocorreu em cidades como Palmas, Gurupi, Paraíso e Porto Nacional. A instituição afirmou que sua equipe de tecnologia já trabalha para corrigir os códigos e regularizar todas as transações.