Com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Araguaína intensificou os serviços de limpeza e manutenção das galerias pluviais responsáveis pelo escoamento da água das chuvas na cidade.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Desde outubro, já foram retirados 620 metros cúbicos de lixo e outros materiais, volume equivalente a 31 caminhões carregados, que estavam obstruindo galerias e tubulações do sistema de drenagem urbana.
LIMPEZA SEM DANOS À DRENAGEM
A desobstrução é realizada por meio do sistema de hidrojato com ultra pressão, que utiliza a força da água para remover resíduos acumulados em bueiros e galerias, sem causar danos à estrutura da rede de drenagem.
A técnica dispensa a abertura de acessos para intervenções manuais, garantindo maior agilidade e preservação do sistema existente.
REGIÕES PRIORITÁRIAS DA CIDADE
O serviço está sendo executado em toda a cidade, com prioridade para pontos estratégicos e regiões que recebem grande volume de água durante as chuvas.
Entre os bairros atendidos estão Neblina, Eldorado, Centro e Anhanguera, áreas que demandam drenagem eficiente para reduzir riscos de alagamentos recorrentes.
“O serviço ágil garante uma grande redução do risco de alagamentos em pontos críticos da cidade, trazendo mais segurança à população”, explicou o secretário municipal da Infraestrutura, Frederico Prado.
TECNOLOGIA COM ROBÔ
A identificação de obstruções e danos na tubulação é feita com o auxílio de um robô guiado por controle remoto, equipado com câmeras que permitem visualizar bolsões de lixo, entupimentos e avarias internas.
A tecnologia também possibilita a identificação de ligações clandestinas de esgoto na rede de drenagem. Quando constatadas irregularidades, são realizados testes de fumaça e corante para localizar o responsável, que é notificado imediatamente.
DESTINAÇÃO DO LIXO E ALERTA À POPULAÇÃO
Após a limpeza, os resíduos são removidos por sucção e encaminhados para aterros de resíduos inertes ou orgânicos, conforme o tipo de material recolhido.
A prefeitura reforça que o descarte inadequado de lixo contribui diretamente para entupimentos e alagamentos. Por isso, campanhas educativas orientam a população a colocar o lixo nas ruas apenas nos dias e horários da coleta, evitando que o material seja levado pela enxurrada para bueiros e córregos.
Em casos de ligações clandestinas de esgoto, o responsável pode ser multado com base na Lei Federal nº 9.605/98, de crimes ambientais, com penalidades que variam de R$ 5 mil a R$ 50 milhões, conforme a gravidade da infração.


Objetivo é evitar pontos de alagamento na cidade devido ao acúmulo de lixo no sistema de drenagem - Crédito: Marcos Filho


