Em encontro no Palácio Araguaia, o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) conduziu tratativas para a federalização da TO-080, rodovia que liga Paraíso do Tocantins à capital, Palmas. Participaram o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Paulo César, o superintendente da Ageto, Túlio Parreira, e o superintendente do DNIT no Tocantins, Luiz Antônio. O grupo discutiu as etapas técnicas e administrativas necessárias para que a via passe a integrar a malha federal e possa avançar rumo à futura duplicação.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
TRANSIÇÃO ENVOLVE MUNICÍPIO, ESTADO E UNIÃO
Segundo Ayres, a mudança de jurisdição depende da estadualização do trecho urbano NS-15, dentro da capital. Essa adequação permitirá que toda a rota até Paraíso seja federalizada. O deputado destacou que a medida abre caminho para investimentos estruturantes, com impacto direto na segurança dos usuários e no desenvolvimento entre as duas maiores cidades da região central do Tocantins.
ALÇAS VIÁRIAS TAMBÉM AVANÇAM
O parlamentar também anunciou o avanço das diretrizes para implantação do anel viário composto pela Alça Sul e Alça Norte de Palmas. Ele destacou que o projeto é essencial para o ordenamento urbano e precisa estar alinhado ao Plano Diretor. A participação do secretário municipal de Planejamento Urbano, Israel Melo, foi ressaltada como fundamental para garantir organização e visão estratégica do crescimento da capital.
DUPLICAÇÃO DE LUZIMANGUES
Ayres reforçou que o processo de federalização não impede intervenções imediatas do governo estadual. Segundo ele, o governador Wanderlei Barbosa mantém o compromisso de duplicar o trecho de Luzimangues, incluindo a ponte sobre o Rio Tocantins. A obra pode ser executada mesmo antes da conclusão do processo de transferência para a União, garantindo melhorias no tráfego entre Palmas e Paraíso.
DNIT INICIA ESTUDOS E MUNICÍPIO ADIANTA DOCUMENTAÇÃO
O secretário Paulo César destacou que Palmas já prepara a documentação para solicitar ao Estado a estadualização do trecho necessário ao processo. Ele lembrou que o DNIT já possui portaria do ministro dos Transportes que consolida a federalização e permite o avanço na demarcação das alças viárias.
Luiz Antônio, superintendente do DNIT no Tocantins, confirmou que o estudo de viabilidade está em andamento, autorizado pelo ministro Renan Filho. Segundo ele, equipes já estão em campo e o diálogo entre Estado, município e União ocorre de forma integrada, dando forma ao futuro contorno viário que beneficiará toda a região entre Palmas e Porto Nacional.


Reunião para definir os pontos principais dReunião para definir os pontos principais da federalização da TO-080a federalização da TO-080 - Crédito: Washington César


