Palmas
26º
EM ARAGUAÍNA

Superlotação da UPA e HRA escancaram o caos na saúde; pacientes pedem socorro

28 abril 2025 - 11h54Por Da Redação

A Unidade de Pronto Atendimento de Araguaína (UPA) está operando além de sua capacidade e com um número de profissionais superior ao estabelecido. A informação foi confirmada em nota pela prefeitura de Araguaína destacando ainda que existem 36 pacientes aguardando transferência para o Hospital Regional de Araguaína (HRA).

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Com 5 leitos na sala vermelha e 18 na sala amarela, a UPA enfrenta uma grande demanda de atendimentos e a recusa de pedidos de transferência encaminhados ao HRA que vem sinalizando a falta de vagas devido à sua superlotação.

Em nota publicada no sábado (26), a prefeitura informou que a unidade envia diariamente ofícios ao Ministério Público sobre a situação, incluindo o número de pacientes que aguardam transferência, pois a UPA não tem perfil de internação e esses pacientes precisam de cuidados especializados.

5 DIAS NA UPA

Dona Marinez Barbosa (65 anos) é uma dessas pacientes à espera de transferência da UPA para o Regional. Em uma postagem em seu perfil no Instagram Romário Barbosa filho da idosa, reclamou da situação e cobrou autoridades para resolução do problema. 

Em entrevista ao Portal O Norte, Romário disse que sua mãe já está há 5 dias na unidade sem previsão de transferência. "Minha mãe é cardiopata, hipertensa, diabética e foi diagnosticada com pneumonia", disse afirmando que a transferência para o Regional se faz necessária para o encaminhamento a um especialista ea realização de uma tomografia computadorizada. 

CALAMIDADE NO REGIONAL 

Neste final de semana uma reportagem do Portal O Norte que repercutiu nas redes sociais apontou uma grave denúncia de descaso com uma paciente que acabou morrendo dentro do HRA. Familiares acusaram o hospital de omissão e negligência com Ana Rita Cardoso de Sousa, que segundo eles, não recebeu atendimento especializado e faleceu depois de 3 dias passando mal em uma cadeira de macarrão. 

O Portal O Norte mais uma vez procurou a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para esclarecimentos sobre a situação de recusa de transferências da UPA para o HRA e aguarda posicionamento.