Palmas
26º
Araguaína
25º
Gurupi
25º
Porto Nacional
24º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
VISITAS EMOCIONANTES

Terapia com cães é projeto recorrente no Hospital Municipal de Araguaína

12 agosto 2025 - 17h47Por Da Redação

A cinoterapia, terapia que envolve a convivência com cães, é aplicada mensalmente no Hospital Municipal de Araguaína (HMA) como parte das ações de humanização. A atividade é cuidadosamente planejada para garantir o bem-estar de pacientes e profissionais, respeitando todos os cuidados de biossegurança.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

IMPACTO POSITIVO NAS CRIANÇAS

Segundo a diretora técnica do hospital, Dra. Elena Medrado, as visitas dos cães transformam o ambiente hospitalar. “As crianças, antes tristes ou apáticas, tornam-se mais sorridentes, comunicativas e animadas. A interação é sempre emocionante e traz leveza para o hospital”, relata.

BENEFÍCIOS COMPROVADOS

A psicóloga Nara Sales destaca que o contato com cães terapeutas traz afeto, conforto e reduz a ansiedade das crianças.

A cinoterapia ajuda a diminuir o estresse e sintomas depressivos, melhora a autoestima e a adesão aos tratamentos, além de estimular funções motoras e reduzir o uso de analgésicos. “A presença dos cães pode estabilizar batimentos cardíacos e favorecer a comunicação, especialmente em crianças fragilizadas”, explica.

PARCERIA COM A PM E A GOLDEN

A golden retriever Beretta, mascote do 2º Batalhão da Polícia Militar, é destaque nas visitas ao hospital. O comandante da Companhia de Força Tática, Major Fabiano Alexandre da Silva, conta que Beretta passou por rigoroso treinamento para atuar na cinoterapia, com foco em temperamento calmo, sociabilidade e obediência.

“Beretta tem dois anos de treinamento específico e participa do projeto em parceria com o HMA, reforçando o compromisso da Polícia Militar com ações de acolhimento, cidadania e empatia nos espaços mais sensíveis da sociedade, como hospitais infantis”, conclui o Major.