Palmas
27º
Araguaína
27º
Gurupi
24º
Porto Nacional
27º
DESAFIO FITNESS COMPUTADOR
Desafio VC Fitness
EM ARAGUAÍNA

UTI Pediátrica aposta na musicoterapia para recuperação de crianças internadas

09 janeiro 2026 - 09h13Por Da Redação

As ondas sonoras fazem parte da vida humana desde a gestação, quando o bebê já percebe sons vindos do útero materno. Ao longo da vida, a música acompanha diferentes fases como estímulo para a regulação do humor, construção de memórias e fortalecimento do bem-estar emocional por meio do sentido da audição.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

No ambiente hospitalar, a música também tem papel terapêutico. Iniciativas de musicoterapia são respaldadas por estudos internacionais que demonstram benefícios emocionais e clínicos, desde que respeitadas condições específicas, como controle de decibéis, escolha adequada das melodias e tempo de exposição.

PRÁTICA INTEGRADA À ROTINA DA UTI

No Hospital Municipal de Araguaína (HMA), a musicoterapia integra a programação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica e é aplicada de forma criteriosa, respeitando o quadro clínico de cada criança.

“Aqui no HMA, a musicoterapia é sempre suave, adequada à idade e com tempo de duração estabelecido. Esses fatores são essenciais para respeitar os quadros clínicos dos pacientes”, explica a diretora técnica da unidade, Dra. Elena Medrado.

CUIDADO ALÉM DO TRATAMENTO MÉDICO

O HMA é uma unidade de alta complexidade, gerida pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), e desenvolve ações que vão além do cuidado médico tradicional. A proposta é enxergar a criança internada de forma integral, considerando aspectos físicos, emocionais e sociais durante o tratamento.

“Nós temos a preocupação de que o paciente receba todas as abordagens que possam auxiliar no tratamento, desde que sejam validadas cientificamente, contribuindo para a redução do tempo de hospitalização e para um melhor prognóstico”, destaca Waldemar Cardoso, diretor das unidades do ISAC em Araguaína.

BENEFÍCIOS DA MUSICOTERAPIA

A musicoterapia na UTI Pediátrica é uma estratégia terapêutica não farmacológica, segura e humanizada, utilizada para promover conforto, bem-estar e apoio emocional às crianças internadas. A atividade é acompanhada por equipe multidisciplinar e segue rigorosamente protocolos de biossegurança.

Entre os principais benefícios observados estão a redução da ansiedade e do estresse, auxílio no controle da dor, melhora do sono, maior conforto emocional, melhor adaptação ao ambiente hospitalar e fortalecimento do vínculo entre a criança e a família.

IMPACTO POSITIVO

Segundo a Dra. Elena, os efeitos da música são perceptíveis no comportamento das crianças durante as sessões. “Observamos que, quando a música começa, os pequenos entram em um estado mais contemplativo e calmo. A equipe também se beneficia, com redução do estresse, e a família passa a vivenciar momentos de mais carinho e conforto junto ao paciente”, relata.