Palmas
29º
Araguaína
29º
Gurupi
29º
Porto Nacional
28º
DESAFIO FITNESS COMPUTADOR
Supermercados Campelo Agosto
"GESTÃO TRANSPARENTE!"

Wagner rebate suspeitas de desvio de recursos do Fundeb e alerta sobre "Fake News"

28 janeiro 2026 - 12h18Por Da Redação

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, usou as redes sociais para se manifestar sobre questionamentos envolvendo a aplicação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Na publicação, ele negou qualquer irregularidade e classificou as informações que circulam sobre o tema como "Fake News!".

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A declaração ocorre após conteúdos divulgados em sites e redes sociais levantarem suspeitas sobre suposta movimentação irregular de valores vinculados ao fundo no município.

FISCALIZAÇÃO DOS RECURSOS

Segundo o prefeito, o Fundeb está entre os recursos públicos mais fiscalizados do país, com acompanhamento permanente de tribunais de contas, Ministério Público, Controladoria e órgãos federais. Ele afirmou que todas as movimentações financeiras são registradas e podem ser consultadas, incluindo receitas, despesas, contratos e folha de pagamento.

MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA

Wagner Rodrigues explicou que há apenas uma situação em que os recursos do Fundeb são transferidos da conta específica do fundo para a conta da prefeitura: o pagamento da folha dos servidores da educação. De acordo com ele, não houve desvio, saque irregular ou uso indevido de dinheiro público.

ERRO DO BANCO DO BRASIL

O prefeito atribuiu a repercussão negativa a um erro no sistema do Banco do Brasil, que teria alterado a descrição interna de um código financeiro, passando a exibir lançamentos como “estorno”. Segundo Wagner, o município acionou a instituição, que reconheceu o erro por escrito. A falha teria impactado registros antigos e ocorrido em municípios de todo o país.

DESINFORMAÇÃO E TRANSPARÊNCIA

Na publicação, Wagner Rodrigues questionou a possibilidade de um desvio de grande volume de recursos sem que os órgãos de controle detectassem a irregularidade. Ele afirmou que, caso houvesse ilegalidade, o caso já estaria judicializado. O prefeito também declarou que Araguaína recebeu o selo diamante de transparência pública em 2024 e 2025, com dados e contas públicas disponíveis para auditoria, e ressaltou a importância da imprensa no fortalecimento da democracia.