Palmas
30º
Araguaína
30º
Gurupi
33º
Porto Nacional
30º
MANDATO TAMPÃO

Araguanã terá pela primeira vez uma mulher à frente da prefeitura

02 agosto 2020 - 13h16Por Redação

Aconteceu na manhã deste domingo (2), a eleição indireta que elegeu Irene Rodrigues (PSD) como a nova prefeita de Araguanã para o mandato tampão que se encerra em dezembro deste ano. 

Irene Rodrigues tem como vice Maria de Lourdes Fortaleza (DEM). Ela foi escolhida por unanimidade por 8 vereadores na votação aberta que foi realizada hoje durante sessão extraordinária na Câmara Municipal. Além de Irene Rodrigues, a ex-primeira-dama do município, Raimunda da Silva Leite (PSC) e o vice Cícero Alves Sousa (PSC) também concorreram aos cargos mas a segunda chapa não recebeu nenhum voto.

Entenda

Nos últimos anos, a situação política no município tem chamado bastante atenção. Primeiro em 2017, o então prefeito eleito Fernando Luiz dos Santos (PSD), decidiu renunciar ao cargo, assumido pelo vice-prefeito, Hernandes Neves de Brito (DEM), que morreu em julho deste ano por complicações em decorrência do novo Coronavírus. 

No período em que Hernandes de brito estava internado, o cargo de prefeito chegou a ser assumido interinamente pelo vereador, Cícero Cruz de Araújo (PDT), presidente da Câmara, contudo, ele também morreu após passar mal em um restaurante e desde então a vereadora Irene Rodrigues assumiu o cadeira, ou seja, em menos de quatro anos ela é a quarta pessoa a assumir o cargo no município. 

O momento é histórico na cidade, que pela primeira vez tem uma mulher no comando do paço municipal. Após o resultado, a nova prefeita destacou que espera enfrentar desafios, afirmou que pretende resolver pendências do município e ainda reforçou que continuará as ações de combate ao avanço da Covid-19 na cidade.