Palmas
23º
Araguaína
22º
Gurupi
21º
Porto Nacional
21º
DESAFIO FITNESS COMPUTADOR
Supermercados Campelo Agosto
“INDIGNAÇÃO!”

Artista Plástico morre após passar mal durante ato contra concessão do Jalapão

10 novembro 2021 - 10h35Por Da Redação

Morreu nesta quarta-feira (10) em Palmas, o artista plástico, Francisco de Assis de Carvalho Costa Andrade (69 anos), após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Ele passou mal quando se preparava para um ato de manifestação contra a concessão do Jalapão em frente ao Palácio Araguaia. 

Na segunda-feira (08), Costa Andrade, como era conhecido, participava da concentração de um ato performático em frente ao Palácio Araguaia, em protesto contra a concessão do Jalapão, quando desmaiou. 

Em entrevista ao Portal O Norte, a cineasta Eva Pereira, que também estava no local, contou que Andrade idealizou o movimento que contaria com a participação de vários artistas e personalidades da região do Jalapão. Eles se reuniram para simbolicamente lavar as escadarias do palácio como forma de protesto: “No domingo ele disse que não estava se sentindo muito bem e que por isso talvez não participaria do movimento, mas mesmo assim foi. Chegando lá começou a passar mal, sentou em um banquinho e caiu, foi quando ele sofreu a primeria parada cardíaca e foi socorrido pela professora Késia do Jalapão, que realizou os primeiros socorros“.

Costa Andrade ainda sofreu mais duas paradas cardíacas no local. Um policial militar e um Bombeiro do palácio também ajudaram nas manobras de ressuscitação até a chegada de uma ambulância do Samu, quando ele foi levado já consciente para o hospital. 

Eva Pereira lembra que uma das últimas palavras que ouviu do amigo foi quando a médica do Samu perguntou o que ele estava sentindo: “Ele respondeu: INDIGNAÇÃO! Quando ele estava sendo levado para o hospital pediu desculpas por não conseguir participar “.

Segundo Eva Pereira, depois do ocorrido o ato acabou sendo cancelado.“Foi um momento de muita angústia pra gente, tínhamos a esperança de que ele iria se recuperar. Costa era uma das pessoas que estava mais revoltada com toda essa situação. Infelizmente não resistiu“. 

O velório será realizado na Funerária Pax Palmas, em frente ao Instituto Federal de Educação (IFTO), das 9h às 15h30. O sepultamento está previsto para 16h no cemitério municipal.

Trajetória

Pintor, desenhista e escultor, Costa Andrade fundou o espaço de arte Mãos à Obra e se tornou uma liderança cultural no Estado.

Costa Andrade nasceu no Piauí e se mudou para Palmas em 1998. Ele se destacou pela devoção e a pintura dos Santos e Madonas da tradição cristã, assim como por retratos em giz e grafite de inúmeras personalidades.

Também foi atuante em eventos ligados a cultura, buscando o crescimento da classe cultural no estado. Em sua trajetória participou de inúmeras exposições coletivas e individuais. Também possui obras expostas em seu estado natal e em Brasília, onde viveu por 40 anos e iniciou a carreira artística.

Ele deixa esposa, três filhos e cinco netos.