Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
23º
Porto Nacional
24º
ECONOMIA

Benefício extra: O que você precisa saber sobre o décimo terceiro salário?

18 novembro 2019 - 10h08

Final de ano chegando e com ele a perspectiva de várias coisas que estão relacionadas a esta época: Natal, ano novo, presentes, amigo secreto, ceia, férias e contas extras. O décimo terceiro salário vem justamente para ajudar a passar menos aperto com estes gastos do tão esperado fim de ano.  

Mas afinal, o que é e o que você precisa saber sobre o décimo terceiro?

O décimo terceiro salário foi instituído em 1962 por meio da Lei 4.090. O benefício corresponde a um doze avos (1/12) da remuneração de cada mês trabalhado. Hoje, esse benefício movimenta grande quantidade de recursos. Agita o comércio e com grande volume de compras, contribui para a geração de novos empregos. 

Todos os trabalhadores com carteira assinada têm direito ao décimo terceiro. O benefício começa a ser contato após quinze dias de trabalho. Aos que estão empregados há menos de um ano, a valor é proporcional ao tempo de contratação ou pode ser divido integralmente por doze, multiplicando o resultado pelos meses trabalhados. É importante ressaltar que, aposentados e pensionistas recebem o benefício pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).  

De acordo com a lei, a primeira pode ser paga entre 1º de fevereiro e 30 de novembro. Nessa parte não há desconto, ela deve corresponder à metade do valor recebido no mês anterior. Na segunda parcela, o funcionário tem até o dia 20 de dezembro para receber. Essa tem como base o salário deste mesmo mês, subtraindo o valor adiantado na primeira parcela. 

“Aproveite para utilizar este recurso da melhor forma. Pense nos gastos extras, como IPTU e IPVA, fuja de parcelamentos usando este recurso para comprar a vista, quite suas pendências financeiras e prepare- se para emergências”, ressalta Santiago, CEO da Pactus Contabilidade.  

Com a ajuda de um contador tudo fica mais fácil. A Pactus Contabilidade oferece profissionais de qualidade ao mercado, excelência em atendimento, geração de economia e tecnologia avançada. Para dar suporte e segurança aos empregadores e empregados, você pode contar com a Pactus.