Palmas
30º
Araguaína
29º
Gurupi
31º
Porto Nacional
29º
"FORA COVID"

Bombeiros começam operação de higienização nas cidades mais afetadas pela pandemia

19 maio 2020 - 08h30

Bombeiros militares deram início na noite desta segunda-feira, 18, à Operação “Fora Covid”, desencadeada pela Defesa Civil Estadual, por meio do Corpo de Bombeiros Militar. A ação foi determinada pelo governador Mauro Carlesse, visando alcançar as vinte cidades do Tocantins onde a Covid-19, está com os maiores índices. O norte do Estado tem a maioria dos casos confirmados.

O trabalho de aplicação de produto à base de água misturado com uma porção de 12% de hipoclorito de sódio, começou por volta das 19 horas, na maioria das cidades e a orientação às equipes é que a ação vá até a 1 hora, nos pontos de maior aglomeração de pessoas.

“E esse é o momento de menor concentração de público, visto, inclusive, que nessas localidades houve a decretação de lockdown, um bloqueio para diminuir a circulação de pessoas e ajudar no combate ao novo Coronavírus”, destacou o coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Erisvaldo Alves.

O último Boletim da Covid-19, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), nesta segunda-feira, revela a existência de 1.496 casos de pessoas infectadas com a doença no Tocantins. Já são 32 óbitos.

A sanitização é feita usando caminhões auto bomba tanque, motobombas portáteis e bombas costais motorizadas. Para isso, as equipes de bombeiros militares foram enviadas a algumas cidades ainda no domingo de manhã, como São Miguel do Tocantins, Couto Magalhães, Xambioá e Tocantinópolis.

As demais cidades que são alvos da Operação são: Palmas, Araguaína, Gurupi, Cariri do Tocantins, Nova Olinda, Paraíso do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins, Axixá do Tocantins, Araguatins, Colinas do Tocantins, Guaraí, Praia Norte, Maurilândia do Tocantins, Wanderlândia, Augustinópolis e Darcinópolis.

“Como a maior parte das cidades a receber as aplicações está na região norte, foi preciso formar equipes de apoio em Palmas. Nesta segunda-feira, a tarde, os militares fizeram um levantamento dos pontos de maior aglomeração de pessoas e, já a noite, iniciaram a pulverização do produto”, relatou o tenente-coronel.

Os bombeiros militares vão aplicar o produto em estações de ônibus, feiras cobertas, em frente a agências bancárias, casas lotéricas, postos de saúde, entre outros.

Chuva em Palmas

Na capital do Estado, em diversos pontos seria aplicado o produto, porém, com a chuva que caiu desde o início da tarde, adentrando a noite, fez com que a ação fosse adiada. Entre as localidades previamente estabelecidas estavam pontos na Avenida J.K, Unidades de Pronto Atendimentos, Hospital Dona Regina, feiras cobertas, e em frente às agências bancárias na Avenida Tocantins, em Taquaralto, dentes outros.

A programação na cidade de Palmas será iniciada nesta terça-feira, a partir das 19 horas.

Segurança

Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Reginaldo Leandro da Silva, “o tempo para a operação é indeterminado e vai ocorrer enquanto houver necessidade de proporcionar ambientes mais limpos e seguros aos moradores desses municípios”.

“Essa é uma ação de desinfecção que será realizada em locais que possivelmente estão contaminados. Sempre que uma pessoa contaminada, mesmo que assintomática, frequenta locais como esses, ela acaba propagando o vírus, fazendo com que outras pessoas se contaminem. Então é uma iniciativa muito assertiva do governador Mauro Carlesse. Se uma vida for preservada em decorrência dessa descontaminação, já valeu toda a operação”, afirma Reginaldo Leandro da Silva.