Palmas
26º
Araguaína
25º
Gurupi
26º
Porto Nacional
26º
FISCALIZAÇÃO

Adapec participa de megaoperação do Ministério da Agricultura em fronteiras no Sul do Brasil

06 outubro 2021 - 17h02

Inspetores da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) participaram, no período de 23 de setembro a 2 de outubro, de duas grandes operações de combate a importações, comércio e trânsito irregular de produtos agropecuários na região de fronteira, nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul. As ações foram organizadas pelo Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteira), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com órgãos de defesa e forças de segurança.

De acordo com dados do Mapa, na operação realizada no Rio Grande do Sul, foram apreendidas cerca de 350 toneladas de produtos e insumos agropecuários irregulares. Entre estes produtos estavam: soja e milho contrabandeados, produtos para uso na alimentação animal irregulares ou contrabandeados, produtos de origem animal, sementes, agrotóxicos, bebidas contrabandeadas e produtos de uso veterinário.

Também houve fiscalizações e conferências de rebanho em propriedades suspeitas. A operação resultou na emissão de 126 autos de infração e multas que podem chegar a R$ 1,148 milhão.

Da Adapec, participaram destas operações os inspetores de defesa agropecuária, Luiz Otávio Vitorino, Ivalto Lázaro Pereira Júnior e Regina Gonçalves. "Foi uma troca de experiência positiva entre os diversos órgãos de defesa, na integração no serviço de inteligência e de investigação. Em operações como estas, que contou ainda com apoio da Receita Federal e das polícias federal e estadual, torna-se mais eficiente a atuação da defesa sanitária,” ressaltou Regina Barbosa.