A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (10) a operação "Copia e Cola", que tem como alvo o prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), e uma organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos da saúde. Em seus perfis nas redes sociais, o gestor debochou da operação e em tom ácido mandou recado para o presidente Lula.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A ação resultou na apreensão de grande quantia em dinheiro vivo, armas de fogo de alto calibre e um carro de luxo. No total, foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão em municípios de São Paulo e também na Bahia.
MATERIAL APREENDIDO
Entre os bens apreendidos, destaca-se um Porsche 911 Carrera, avaliado em mais de R$ 800 mil, localizado em uma das residências investigadas. Já o arsenal de armas, composto por modelos de diversos calibres e alto poder de fogo, foi encontrado na casa de um dos empresários investigados. Apesar de legalmente registradas, as armas passarão por perícia para confirmar sua regularidade.
Os agentes também encontraram uma quantidade significativa de dinheiro em espécie, cuja origem será investigada.
PREFEITO FOI ALVO, MAS NÃO TEVE BENS APREENDIDOS
Embora uma das casas do prefeito Rodrigo Manga tenha sido alvo das buscas, nenhum item foi apreendido no local, segundo a Polícia Federal.
INVESTIGAÇÃO
As investigações tiveram início em 2022, após a identificação de indícios de fraude na contratação de uma Organização Social (OS) responsável pela gestão da saúde pública em Sorocaba. A PF apura crimes como lavagem de dinheiro, corrupção e fraudes em licitações. Foram identificadas movimentações suspeitas como pagamento de boletos, depósitos em dinheiro e transações imobiliárias.
A Justiça Federal também determinou o bloqueio de bens e valores até o limite de R$ 20 milhões e suspendeu a OS investigada de firmar novos contratos com o poder público.
CRIMES INVESTIGADOS
Os investigados podem responder por:
-
Corrupção ativa e passiva
-
Lavagem de dinheiro
-
Peculato
-
Fraude em licitação
-
Contratação direta ilegal
-
Frustração do caráter competitivo em licitações
PREFEITO MANGA EVIDÊNCIA POLÍTICA
Conhecido nas redes sociais por vídeos sobre sua gestão, Rodrigo Manga recentemente afirmou que pretende disputar a Presidência da República em 2026, caso o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) opte pela reeleição em São Paulo.
Em vídeo postado nas redes sociais, o prefeito debochou da operação "Sabe o que acharam na minha casa? Bolo de cenoura, nutella e o Pokemon que o meu filho tanto ama..". Diante da situação, Manga disse que vai intensificar sua pré-candidatura e mandou recado para o Lula: "Eu não tenho medo de você e de nenhuma outra autoridade que está incomodada com a nossa ascensão!"