Palmas
29º
Araguaína
26º
Gurupi
29º
Porto Nacional
28º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
RECEITAS ONLINE

Anvisa libera receitas controladas digitais e cria novo padrão nacional de segurança

13 dezembro 2025 - 09h22Por Da Redação

A Anvisa aprovou novas regras que permitem a emissão eletrônica de todos os tipos de prescrição médica controlada, incluindo as tradicionais receitas azuis e amarelas. A medida representa uma das maiores mudanças da saúde digital no país, criando um padrão nacional de rastreabilidade e segurança para medicamentos sujeitos a controle rigoroso, segundo o Ministério da Saúde.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

INTEGRAÇÃO OBRIGATÓRIA AO NOVO SISTEMA NACIONAL

As novas prescrições digitais só serão válidas quando emitidas por plataformas integradas ao Sistema Nacional de Controle de Receituários (SNCR), criado para monitorar a numeração, o uso e o histórico dos receituários em todo o Brasil. O sistema substitui os antigos processos em papel, garantindo registro automático em todas as etapas.

MAIS SEGURANÇA E REDUÇÃO DE RISCOS

A resolução permite que notificações de receita dos tipos A, B, B2, Talidomida, Retinoides, além das receitas de controle especial, sejam emitidas digitalmente.

Segundo a Anvisa, o novo modelo deve reduzir erros, falsificações e o uso indevido de medicamentos controlados, incluindo anabolizantes, antimicrobianos e análogos de GLP-1.

A mudança também elimina a necessidade das duas vias físicas para receitas de controle especial, já que todo o fluxo de registro passa a ser feito digitalmente.

TRANSIÇÃO GRADUAL ATÉ 2026

O SNCR deve estar completamente funcional até 1º de junho de 2026. Após essa data, receitas emitidas fora do sistema ainda poderão ser aceitas por 30 dias.

A adoção será progressiva e envolverá ajustes por parte de médicos, plataformas de prescrição e farmácias.

A regulamentação também define critérios para assinaturas digitais, incluindo o uso obrigatório do certificado ICP-Brasil nas notificações e receitas de controle especial.

AVANÇO ESTRUTURAL PARA A SAÚDE DIGITAL

A Saúde Digital Brasil (SDB), que atuou tecnicamente no processo, destaca que a digitalização fortalece a segurança do cuidado e aproxima o país de modelos alinhados à telessaúde. Pesquisa da entidade mostra que 88% dos prescritores defendem a digitalização das receitas controladas e 60% enxergam maior segurança no formato eletrônico.