Palmas
27º
Araguaína
26º
Gurupi
25º
Porto Nacional
27º
SAIBA MAIS!

Após casos de fraudes e até sequestros, Banco Central anuncia mudanças no PIX

24 setembro 2021 - 08h56Por Meio Norte

Buscando, prioritariamente, mais segurança para os usuários do Pix, o Banco Central anunciou uma série de mudanças que serão realizadas no modelo de pagamento e envio de dinheiro instantâneo. Todavia, as mudanças anunciadas ainda não entraram em vigor, mas o presidente do BC já sinalizou que a previsão será para os próximos dias.

As medidas foram tomadas após a explosão de casos de fraudes e sequestros relâmpagos que ocorreram, sobretudo, em São Paulo. Isso fez com que o próprio Procon do estado pressionasse o BC a tomar medidas de segurança. Entre as principais mudanças, destaca-se o horário estabelecido para valores no Pix.

Os valores de transferências serão reduzidos no período noturno e, igualmente, haverá um prazo mínimo de 14 horas para que ocorra a aprovação de aumento de limite de transações. Uma data já prevista para uma das mudanças no Pix não está relacionada a medidas de segurança, mas a dois recursos que serão implementados.

Confira todas as mundaças:

O banco estabelecerá limite de R$ 1.000,00 para transações no período noturno, que compreende às 20h até 6h;
As efetivações de pedido de aumento de limite terão prazo mínimo de 25h e máximo de 48h;
Haverá uma flexibilidade para os clientes que queiram estabelecer valores diferentes nas transações durante o dia e durante a noite;
As instituições deverão agilizar formas de os clientes elegerem algumas contas que possam ser autorizadas a receberem um valor maior do Pix.
Outras medidas englobam a retenção de algumas transações por 30 minutos durante o dia, bem como 60 no período noturno. Isso servirá para avaliar o risco da operação que estará sendo realizada.