Os beneficiários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com Número de Inscrição Social (NIS) final 4 recebem nesta segunda-feira (15) o Auxílio Gás referente ao mês de dezembro. O valor do benefício é de R$ 110.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O pagamento segue o calendário do Bolsa Família e ocorre de forma escalonada até o dia 23 de dezembro, quando recebem os beneficiários com NIS final 0.
BENEFÍCIO ATENDE 4,4 MILHÕES DE FAMÍLIAS
Neste mês, cerca de 4,4 milhões de famílias em todo o país são contempladas com o Auxílio Gás. O programa tem vigência prevista até o fim de 2026.
Com a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, no final de 2022, o valor do benefício foi mantido em 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos, garantindo maior previsibilidade às famílias de baixa renda.
QUEM TEM DIREITO AO AUXÍLIO GÁS
Podem receber o benefício as famílias inscritas no CadÚnico que tenham, entre seus integrantes, pelo menos uma pessoa beneficiária do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A legislação estabelece prioridade para a mulher responsável pela família, assim como para mulheres vítimas de violência doméstica, como forma de proteção social e garantia de acesso ao benefício.
PROGRAMA É PAGO A CADA DOIS MESES
O Auxílio Gás é pago bimestralmente, sempre seguindo o mesmo calendário do Bolsa Família. Os valores são depositados diretamente na conta do beneficiário ou disponibilizados pelo aplicativo Caixa Tem.
O objetivo do programa é reduzir o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento das famílias de baixa renda.
GÁS DO POVO VAI SUBSTITUIR O AUXÍLIO GÁS
Em setembro, o governo federal lançou o programa Gás do Povo, que será implementado gradualmente para substituir o Auxílio Gás.
A nova iniciativa prevê que as famílias beneficiárias passem a retirar diretamente a recarga do botijão em revendedoras credenciadas, em vez de receber o valor em dinheiro.
O Gás do Povo pretende triplicar o número de beneficiados, alcançando cerca de 15 milhões de famílias. No fim de novembro, a distribuição começou para cerca de 1 milhão de famílias nas capitais Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Teresina.


Programa paga R$ 110 a cerca de 4,4 milhões de famílias - Crédito: Marcello Casal Jr


