Palmas
24º
Araguaína
23º
Gurupi
25º
Porto Nacional
23º
DESAFIO FITNESS COMPUTADOR
UNIRG COLINAS
PROPOSTA

Câmara aprova projeto que cria a Universidade Federal do Esporte

11 fevereiro 2026 - 09h08Por Da Redação

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (10) o projeto de lei que cria a Universidade Federal do Esporte (UFEsporte), com sede em Brasília. A proposta, de autoria do governo federal, segue agora para análise do Senado.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A nova instituição será voltada à área da ciência do esporte e poderá abrir campi em outros estados. O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), que retirou do projeto expressões como misoginia, racismo e gênero no trecho sobre as finalidades da universidade.

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO

Segundo o relator, a criação da UFEsporte atende a uma carência histórica do país na formação de profissionais nas áreas de gestão esportiva, ciência do esporte e políticas públicas, apesar do Brasil ser reconhecido pela descoberta de talentos.

A universidade terá autonomia administrativa e poderá receber bens da União, doações, recursos de convênios e receitas por serviços prestados. Parte da arrecadação de apostas esportivas também poderá ser destinada à instituição por meio do Ministério do Esporte.

REITORIA, CONCURSOS E CRÍTICAS

O governo federal irá nomear um reitor e um vice-reitor temporários, responsáveis por estruturar a universidade e encaminhar, em até 180 dias, o estatuto e o regimento ao Ministério da Educação.

Após autorização orçamentária, a UFEsporte poderá realizar concurso público para contratação de professores e técnicos administrativos.

Parlamentares da base defenderam a criação como uma demanda antiga do setor esportivo. Já deputados da oposição afirmaram que o projeto é eleitoreiro e criticaram a ausência de previsão orçamentária.