O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta sexta-feira (14) duas mensagens encaminhando ao Congresso Nacional projetos de lei voltados à expansão da área de educação no país. O primeiro deles altera a lei orçamentária para permitir a criação de 8,6 mil novos cargos de magistério superior e técnicos administrativos em educação, elevando o total de 21.204 para 29.804 vagas.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
PLANO ESPECIAL PARA O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
O segundo projeto cria um plano especial de cargos no Ministério da Educação (MEC), abrangendo funções de nível superior, intermediário e auxiliar. A medida busca estruturar melhor a pasta e ampliar a capacidade de gestão de políticas públicas voltadas ao ensino.
LULA DEFENDE INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO
Durante evento de entrega da Ordem do Mérito Educativo, em Brasília, Lula afirmou que investir em educação é mais barato e eficiente do que lidar com consequências sociais da falta de oportunidades. O presidente ressaltou que setores da elite brasileira historicamente tentaram impedir o acesso da população ao ensino.
Lula também lamentou que, apesar dos avanços, o Brasil ainda tem menos jovens na universidade do que países vizinhos como Chile e Argentina. Ele anunciou que deverá divulgar ainda neste mês as universidades dos Esportes e a Indígena.
ORDEM DO MÉRITO EDUCATIVO
A cerimônia homenageou 262 personalidades, entre escritores, professores, influenciadores e autoridades. Entre os agraciados estão nomes como Ailton Krenak, Ana Maria Gonçalves, Fernando Morais, Fabricio Carpinejar, Raduan Nassar, Cristine Takuá, Gil do Vigor e Felipe Neto.
Gil do Vigor destacou o papel da educação pública em sua trajetória e afirmou que políticas de inclusão transformaram sua vida. Ele anunciou que vai iniciar o pós-doutorado na Universidade de Chicago.
Também houve homenagens póstumas ao escritor e ativista Nego Bispo, ao ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Carlos Cancellier, e à professora Elisabeth Tenreiro, vítima do ataque à escola Thomazia Montoro em 2023.
MEC CELEBRA 95 ANOS
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que a educação é o principal caminho para transformar o país. Ele destacou que a entrega da Ordem Nacional do Mérito Educativo integra as comemorações pelos 95 anos do MEC.
O QUE É A ORDEM NACIONAL DO MÉRITO EDUCATIVO
Criada em 1955 e regulamentada em 2003, a honraria reconhece personalidades nacionais e estrangeiras que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da educação brasileira. Os homenageados podem receber os graus de Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial ou Cavaleiro, mediante decreto presidencial.


Lula disse que é mais barato criança na escola do que jovem na cadeia - Crédito: Marcelo Camargo


