Ian Applegate (35 anos), sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) após espirrar repetidamente. O caso raro ocorreu em 9 de fevereiro, quando ele voltava ao trabalho gripado. O espirro causou o rompimento de uma artéria, levando à síndrome de Wallenberg, um tipo incomum de AVC.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O QUE É A SÍNDROME DE WALLENBERG?
A síndrome de Wallenberg acontece quando o fluxo sanguíneo para o tronco cerebral é interrompido, causando sequelas neurológicas graves. No caso de Ian, o espirro provocou uma dissecção da artéria vertebral, que levou à formação de um coágulo.
SINTOMAS E TRATAMENTO
Logo após espirrar, Ian sentiu uma dor intensa no pescoço, na cabeça e no olho esquerdo, seguida de tontura e dormência no lado esquerdo do rosto, braço e perna. Exames detectaram o coágulo rapidamente e ele recebeu anticoagulantes para evitar complicações.
RECUPERAÇÃO E APOIO DA FAMÍLIA
Ian está internado e enfrenta dores constantes e perda de sensibilidade no rosto. Ele espera se recuperar a tempo do nascimento do segundo filho, previsto para abril. A família arrecadou mais de 10 mil dólares (cerca de 58 mil reais) para ajudar com os custos do tratamento.


Ian Applegate, de 35 anos, está internado há 20 dias, desde que espirrou no trabalho - Crédito: Divulgação/GoFoundMe


