Palmas
28º
Araguaína
28º
Gurupi
30º
Porto Nacional
29º
EDUCAÇÃO

Inep inicia coleta de dados do Censo Escolar 2021 em todo o país

19 junho 2021 - 08h12Por Secom

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) inicia nesta sexta-feira, 18, a coleta do Censo Escolar 2021. Os procedimentos devem ser realizados pelos gestores de todas as unidades escolares públicas e privadas, por meio do Sistema Educacenso. No Tocantins, o levantamento estatístico é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

O Censo Escolar é o principal mecanismo de coleta de informações, além de ser a pesquisa estatística de maior relevância para a área educacional, traçando o panorama da educação básica no país. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

Conforme a gerente de estatísticas e informações educacionais da Seduc, Ana Paula Rodrigues, que coordena o Censo no Tocantins, os dados obtidos pela pesquisa estatística servem também de base para o repasse de recursos do Governo Federal, além de permitir que as políticas públicas para a educação básica sejam acompanhadas com efetividade.

“Essa compreensão é proporcionada por meio de um conjunto de indicadores que possibilitam esse monitoramento da educação brasileira. Todos os anos, o levantamento é realizado em parceria com os diretores das escolas, as Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes, além dos gestores municipais”, ressaltou a coordenadora.

Ana Paula lembra que o recenseamento é obrigatório para todas as unidades escolares e redes de ensino. “É de extrema importância que todos os envolvidos no preenchimento declarem corretamente os dados, nos prazos estabelecidos, e que as informações acerca dos alunos, dos profissionais e sobre a escola sejam fidedignas”, enfatizou.

Cronograma

A última quarta-feira do mês de maio é data de referência do Censo Escolar 2021, para que as escolas informem os dados. O Sistema Educacenso estará disponível entre os dias 18 de junho e 23 de agosto, para a coleta da primeira etapa da pesquisa, referente à Matrícula Inicial.

Após esse período, os dados preliminares serão encaminhados pelo Inep ao Ministério da Educação (MEC). Os relatórios serão disponibilizados por escola, para que os gestores municipais e estaduais das redes de ensino acompanhem e confiram as informações declaradas.

Os gestores terão 30 dias para verificar, confirmar ou, caso necessário, alterar os dados informados, contados a partir da publicação dos resultados preliminares no Diário Oficial da União (DOU). Os resultados finais da primeira etapa serão divulgados em 31 de janeiro de 2022.

Segunda etapa

A segunda etapa do Censo 2021 será realizada de 1º de fevereiro a 17 de março de 2022. Nesta fase, as escolas precisam declarar os dados referentes à Situação do Aluno. Após esse período, entre os dias 4 e 18 de abril, serão disponibilizadas as taxas de rendimento preliminares e os relatórios por escola, para conferência, confirmação ou alteração dos dados, se necessário.

O encerramento da segunda etapa do Censo Escolar 2021 ocorre com a divulgação dos indicadores de rendimento escolar, no dia 19 de maio de 2022, no portal do Inep. Contudo, o Inep poderá alterar as datas previstas no cronograma, em função das medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19.