Palmas
23º
Araguaína
22º
Gurupi
22º
Porto Nacional
22º
REDE ORTO
COBERTURA VACINAL

Ministério da Saúde amplia idade para receber vacina contra a dengue

15 fevereiro 2025 - 10h00

A partir de agora, vacinas contra a dengue que estão prestes a vencer poderão ser aplicadas em pessoas fora da faixa etária originalmente estipulada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, essas doses poderão ser remanejadas para municípios que ainda não receberam a vacinação. A medida foi publicada pelo Ministério da Saúde em uma nota técnica nesta sexta-feira (14).

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

NOVOS CRITÉRIOS 

As vacinas com validade de até 2 meses poderão ser aplicadas em pessoas de 6 a 16 anos. Já as vacinas com um mês de validade poderão ser administradas em pessoas de 4 a 59 anos e 11 meses, conforme o limite estabelecido pela bula do imunizante.

Originalmente, a vacinação no SUS estava voltada para o público entre 10 e 14 anos. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal, garantindo que todas as doses disponíveis sejam usadas.

AJUSTE DE ESTRATÉGIA

O Ministério da Saúde informou que a ampliação da faixa etária dependerá da disponibilidade de doses e da situação epidemiológica em cada estado e município. Os gestores locais devem comunicar ao Ministério sobre a implementação dessa estratégia temporária.

SEGUNDA DOSE

Para garantir a imunização completa, é necessário tomar duas doses da vacina. O Ministério da Saúde ressaltou que todas as doses aplicadas devem ser registradas na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), para que o processo de imunização seja monitorado corretamente, incluindo a segunda dose.

ESQUEMA VACINAL 

Em 2024, o Brasil recebeu 6,5 milhões de doses da vacina contra a dengue, mas apenas 3,8 milhões foram aplicadas. A situação é ainda mais preocupante entre os adolescentes, pois 1,3 milhão de jovens não retornaram para a segunda dose após iniciar o esquema. O Ministério da Saúde pediu que estados e municípios intensifiquem as ações de busca ativa para garantir que as pessoas que ainda não completaram o ciclo de vacinação sejam identificadas e mobilizadas.

VACINAÇÃO NO SUS 

O Brasil foi o primeiro país a disponibilizar a vacina contra a dengue no SUS, e a vacinação teve início em fevereiro de 2024 em 315 municípios. Desde então, o número de municípios com vacinação ampliou, chegando a 1.921 cidades. A vacina está disponível para o público de 10 a 14 anos, nas localidades mais afetadas pela doença, com base em critérios epidemiológicos acordados entre estados e municípios.