Palmas
24º
Araguaína
26º
Gurupi
28º
Porto Nacional
28º
UNIRG VESTIBULAR COLINAS
UNIRG COLINAS
27 ANOS DE PRISÃO

Moraes determina início do cumprimento da pena de Jair Bolsonaro

25 novembro 2025 - 19h52Por Da Redação

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (25) o início imediato do cumprimento da pena do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e 3 meses por liderar a articulação golpista que tentou impedir a posse do presidente Lula. Bolsonaro seguirá na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde está detido preventivamente desde o sábado (22).

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

NOVOS EMBARGOS

No despacho, Moraes afirmou que a defesa não apresentou novos embargos de declaração dentro do prazo, que terminou na segunda-feira (24). Ele destacou que não há previsão legal para outro tipo de recurso, como embargos infringentes, já que esse instrumento só é possível quando ao menos dois ministros votam pela absolvição — e apenas Luiz Fux votou nesse sentido.

REGIME FECHADO

Com a impossibilidade de novos recursos, Moraes determinou que Bolsonaro comece a cumprir a pena em regime fechado. A condenação é composta por 24 anos e 9 meses de reclusão e 2 anos e 6 meses de detenção. O julgamento que definiu a pena ocorreu em setembro, na Primeira Turma do STF.

OUTROS RÉUS

Além da ordem contra Bolsonaro, Moraes determinou onde outros condenados do mesmo processo devem iniciar o cumprimento das penas.

ANDERSON TORRES

O ex-ministro da Justiça cumprirá 24 anos na Penitenciária Federal da Papuda, em Brasília.

ALMIR GARNIER

O ex-comandante da Marinha, condenado a 24 anos, ficará na Estação Rádio da Marinha, também na capital federal.

AUGUSTO HELENO E PAULO SÉRGIO NOGUEIRA

O ex-chefe do GSI e o ex-ministro da Defesa foram encaminhados ao Comando Militar do Planalto para início do cumprimento da pena.

WALTER BRAGA NETTO

O ex-ministro da Casa Civil, condenado a 26 anos, seguirá preso na 1ª Divisão do Exército, na Vila Militar, no Rio de Janeiro, onde está desde dezembro de 2024.

MAURO CID

O ex-ajudante de ordens cumprirá dois anos em regime aberto, conforme previsto no acordo de delação premiada.