Palmas
27º
Araguaína
25º
Gurupi
25º
Porto Nacional
26º
PANDEMIA

Nova variante: Anvisa recomenda suspensão de voos vindos da África

26 novembro 2021 - 11h48Por R7 Notícias

Em razão da nova variante da Covid-19 identificada na África, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), emitiu uma nota técnica, nesta sexta (26), recomendando a suspensão de voos de seis países do continente – Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue. 

A Anvisa também pede que os estrangeiros vindos dessas localidades sejam impedidos de desembarcar no Brasil, incluindo os que não são africanos, mas estiveram nos países nos últimos 14 dias. As exceções devem ser estabelecidas pelo governo federal, através de portaria interministerial. 

No caso de viajantes brasileiros e acompanhantes legais vindo da África, a instrução é pela realização de quarentena logo após o desembarque. 

Não compete à Anvisa, no entanto, implementar as medidas de monitoramento e a quarentena de viajantes. Cabem aos ministérios da Saúde, Justiça, Infraestrutura e à Casa Civil operacionalização os esquemas sugeridos pela reguladora.

"Até que as medidas restritivas sugeridas nesta nota técnica sejam implementadas, a agência recomenda que seja reforçado o monitoramento, por parte das autoridades de saúde, de viajantes procedentes dos países citados”, diz a Anvisa.

As medidas sugeridas são de caráter temporário e precisam ser revisadas conforme a evolução do cenário epidemiológico mundial. Outros países podem ser incluídos nas restrições, bem como as regiões citadas podem ser retirados da indicação.

Na quinta-feira (25), o Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul (NICD, na sigla, em inglês), comunicou a descoberta da variante B.1.1.529. Segundo os cientistas, a cepa possui uma "constelação incomum" de mutação e é de preocupação, pelo risco de escape da proteção da vacina. Essa possibilidade, no entanto, ainda está sendo investigada. Nos últimos dias, os pesquisadores identificaram 22 casos de Covid a partir desta nova cepa.