A Receita Federal emitiu um alerta sobre uma nova modalidade de golpe em que criminosos se passam por agentes públicos, como servidores da Receita ou policiais, para intimidar cidadãos.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O contato geralmente começa por ligação telefônica e evolui para chamada de vídeo. Durante a conversa, os golpistas exibem documentos falsificados e citam operações reais, como a “Carbono Oculto”, para dar aparência de legitimidade. Eles chegam a afirmar que o nome da vítima apareceu em investigações.
TÁTICA DE INTIMIDAÇÃO
Para enganar, os criminosos utilizam alguns dados verdadeiros da vítima e, em seguida, pedem mais informações pessoais. Também exigem que a pessoa clique em links, forneça senhas ou assine eletronicamente falsos documentos, como um “termo de confidencialidade”.
ORIENTAÇÃO DA RECEITA FEDERAL
O órgão reforça que não realiza esse tipo de abordagem e nunca solicita confirmação de dados por telefone ou WhatsApp. Também não envia links para coleta de informações.
O único canal oficial de atendimento é o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), disponível no site oficial www.gov.br/receitafederal.
CUIDADOS IMPORTANTES
-
Desconfie de ligações ou mensagens em nome da Receita Federal.
-
Não clique em links suspeitos nem abra anexos.
-
Procure sempre os canais oficiais para confirmar informações.


Criminosos detêm dados pessoais e, em chamadas de vídeo - Crédito: Freepik


