Um balão tripulado com 21 pessoas a bordo caiu em Praia Grande, no extremo sul de Santa Catarina, na manhã deste sábado (21). Segundo o governo estadual, a tragédia deixou 8 mortos e 13 sobreviventes.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O acidente ocorreu em uma região conhecida como "Capadócia brasileira", famosa pelos passeios de balonismo.
BALÃO PEGOU FOGO ANTES DA QUEDA
As causas do acidente ainda estão sendo apuradas. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o balão em chamas no alto, antes de despencar. O tempo era de sol no momento da queda.
Moradores registraram em vídeo o momento em que o cesto do balão caiu próximo a um posto de saúde.
FERIDOS
Os 13 sobreviventes, incluindo o piloto, foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e pelo Samu e encaminhados a hospitais da região.
Pelo menos cinco vítimas foram levadas ao Hospital Nossa Senhora de Fátima, no Centro de Praia Grande, que mobilizou uma força-tarefa com reforço de médicos e equipe de enfermagem para atendimento emergencial.
EMPRESA RESPONSÁVEL
Segundo informações apuradas pelo portal g1, a empresa responsável pelo balão é a Sobrevoar, que atua com voos turísticos na cidade.
FORÇA-TAREFA PARA INVESTIGAÇÃO
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, que está em missão oficial no Japão, determinou a criação de uma força-tarefa para atuar no socorro às vítimas e na investigação do caso.
“Estamos todos consternados com essa tragédia. As equipes seguem nas buscas e prestando todo o apoio necessário às famílias”, afirmou o governador em nota.
PREFEITURA SE MANIFESTA
A Prefeitura de Praia Grande divulgou uma nota oficial lamentando o acidente e manifestando solidariedade às famílias das vítimas.
SEGUNDO ACIDENTE DE BALÃO
A tragédia em Santa Catarina acontece menos de uma semana após outro acidente com balão no Brasil. No último domingo, uma mulher de 27 anos morreu durante um passeio em Capela do Alto, no interior de São Paulo. O balão levava mais de 30 pessoas. Outras 11 ficaram feridas.
A vítima fatal foi Juliana Alves Prado Pereira, natural de Pouso Alegre (MG), que comemorava o Dia dos Namorados com o marido no momento do acidente.
PRAIA GRANDE: CAPITAL DOS CÂNIONS
Praia Grande é conhecida como a “Capital dos Cânions”. Apesar do nome, a cidade não tem litoral. Localizada a 270 km de Florianópolis e a 230 km de Porto Alegre, a região atrai turistas interessados em voos de balão, trilhas, cachoeiras e passeios a cavalo.
O município está a 21 quilômetros da BR-101, importante via de acesso da região sul do país.