Palmas
27º
Araguaína
26º
Gurupi
25º
Porto Nacional
27º
ESTUDO CIENTÍFICO

Pesquisadores no Piauí desenvolvem membrana para cicatrização de feridas

14 outubro 2021 - 09h50Por Meio Norte

Uma membrana capaz de cicatrizar feridas está sendo desenvolvida por pesquisadores do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Piauí, em São Raimundo Nonato.

A proposta é contemplada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e tem como objetivo avaliar a atividade antimicrobiana da membrana, e assim comprovar a ação cicatrizante da fórmula.

A membrana começou a ser formulada em 2018, durante o doutorado da professora Solranny Cavalcante, docente do curso de Ciências Biológicas no campus Campus Prof. Ariston Dias Lima. O biomaterial é formado de Quitosana (produzida a partir da Quitina encontrada em Crustáceos), Colágeno e 2,3-Dihydrobenzofuran (substância extraída do Própolis).

“Esse é um projeto muito promissor, pois a membrana pode ser de grande ajuda como agente antimicrobiano e também na cicatrização de feridas, além de ser um biomaterial de baixo custo”, destacou Isabela Viana, bolsista do projeto e acadêmica do 7º período de Biologia.

O trabalho tem como foco a cicatrização de feridas causadas pela Leishmaniose Cutânea. Segundo a docente que executa a pesquisa, profa. Solranny, a lesão causada pela doença é de difícil recuperação. “Hoje, o tratamento que está disponível para a cicatrização dessas feridas é bastante agressivo. A partir dessa membrana, o tratamento poderá ser mais rápido, prático e mais barato”, explicou.

Testes e Resultados

Foram realizados testes com a membrana, In Vitro (em células queratinosas) e In Vivo ( em microcrustáceos), a fim de descobrir sua toxidade. Os resultados comprovaram que a substância não é tóxica e que ela é biocompatível com os organismos testados; além disso, verificaram que ela auxilia para que não ocorra infecções secundárias.

Para a obtenção de mais resultados, a professora Solranny pontua que é necessário realizar etapas de testes em camundongos e ratos, para que mais comprovações de eficácia possam ser confirmadas.