Palmas
24º
Araguaína
24º
Gurupi
23º
Porto Nacional
24º
CONTRA A COVID

Primeiras doses da Sputnik V devem ser enviadas ao Brasil ainda este mês

07 junho 2021 - 10h51Por Meio Norte/Com informações da CNN

As primeiras doses da vacina Sputnik V devem ser enviadas para o Brasil em até dez dias. É o que informou o presidente da farmacêutica União Química, Fernando de Castro Marques, em entrevista à CNN. "Uma vez que houve a liberação da Anvisa, acredito que em cinco ou dez dias as vacinas deverão ser embarcadas para o Brasil".

De acordo com ele, a remessa que será enviada ao país deve ter cerca de 900 mil doses e origem na União Química ou no  Instituto Gamaleya, da Rússia.  Ele afirmou que a produção está em andamento, em Guarulhos, com IFA recebido da Rússia. "Em julho, vamos produzir IFA em quantidade relevante para poder verticalizar a produção no Brasil", disse.

A  importação temporária e excepcional da vacina Sputnik V, da Rússia, e da vacina Covaxin, da Índia, foram autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas com restrições para o uso de ambos os imunizantes no país.

O presidente da União Química afirmou que a Sputnik V tem uma eficácia acima de 94%, sendo utilizada em mais de 65 países e disse ainda que as fábricas da Rússia foram inspecionadas pela Anvisa e que estão sendo providenciados os documentos necessários para a obtenção do registro definitivo da vacina.

"Estamos em contato com o fundo soberano russo e o Instituto Gamaleya para resolver todas essas etapas regulatórias, atendendo a todas as exigências da Anvisa para poder ter de forma definitiva o registro da Sputnik", afirmou.