Palmas
27º
Araguaína
23º
Gurupi
25º
Porto Nacional
25º
DESAFIO FITNESS COMPUTADOR
Supermercados Campelo Agosto
RECARGA GRATUITA

Programa federal amplia acesso ao gás de cozinha em todo o país

26 janeiro 2026 - 08h58Por Da Redação

O Programa Gás do Povo passa a atender todas as capitais brasileiras a partir desta segunda-feira (26). Nesta nova etapa, 950 mil famílias de 17 capitais passam a receber o vale para recarga gratuita do botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 kg.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O benefício pode ser utilizado em mais de 10 mil revendedoras credenciadas em todo o país.

EXPANSÃO NACIONAL ALCANÇA 15 MILHÕES DE FAMÍLIAS

Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o programa deve estar em pleno funcionamento em março, quando alcançará 15 milhões de famílias.

A iniciativa combate a chamada pobreza energética, caracterizada pela dificuldade de acesso a fontes seguras e modernas de energia para necessidades básicas.

IMPACTO SOCIAL E NA SAÚDE DAS FAMÍLIAS

De acordo com o governo federal, o programa também reduz riscos à saúde, ao diminuir o uso de lenha, carvão e querosene para cozinhar.

O ministro Wellington Dias afirma que o benefício alivia o orçamento das famílias de baixa renda, permitindo que os recursos sejam destinados a outras necessidades essenciais.

QUEM TEM DIREITO E COMO USAR O BENEFÍCIO

Têm direito ao Gás do Povo famílias beneficiárias do Bolsa Família, com ao menos duas pessoas no núcleo familiar, renda per capita de até meio salário-mínimo e Cadastro Único atualizado.

O vale pode ser acessado pelo aplicativo Meu Social – Gás do Povo, pelo cartão do Bolsa Família, cartão de débito da Caixa ou informando o CPF na revenda.

CAPITAIS INCLUÍDAS E PRÓXIMAS ETAPAS

A partir de 26 de janeiro, passam a integrar o programa: Aracaju, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Palmas, Porto Velho, Rio Branco, Rio de Janeiro, São Luís e Vitória.

Até março, o Gás do Povo chegará a todos os municípios do país e substituirá definitivamente o antigo Auxílio Gás.