Palmas
23º
Araguaína
25º
Gurupi
23º
Porto Nacional
23º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
ECONOMIA

Setembro continua com conta de luz mais cara e bandeira vermelha

30 agosto 2025 - 11h11Por Da Redação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (29) que a bandeira tarifária para o mês de setembro continuará sendo a vermelha patamar 2. Com isso, o acréscimo na conta de energia será de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

MAIOR USO DE TERMELÉTRICAS

De acordo com a Aneel, a manutenção da bandeira vermelha patamar 2 se deve à necessidade de acionar usinas termelétricas. O motivo é a baixa quantidade de chuvas, que reduz o volume dos reservatórios das hidrelétricas e compromete a geração de energia elétrica de forma econômica.

“As atuais condições de afluência dos reservatórios das usinas, abaixo da média, não são favoráveis para a geração hidrelétrica. Em consequência, há necessidade de maior acionamento de usinas termelétricas, com elevados custos de geração, o que justifica a manutenção da bandeira vermelha patamar 2 para setembro”, explicou a agência.

HISTÓRICO DE BANDEIRAS

Nos últimos meses, a bandeira tarifária tem variado entre vermelha e vermelho patamar 2. Em junho e julho, o sistema estava na bandeira vermelha, e em agosto foi aplicado o vermelho patamar 2.

COMO FUNCIONAM AS BANDEIRAS

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias da Aneel reflete os custos de geração de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN). As cores indicam quanto está custando gerar energia para residências, comércio e indústrias.

Quando a bandeira é verde, não há acréscimo na conta. Já as bandeiras amarela e vermelha indicam valores adicionais a cada 100 kWh consumidos, com o patamar 2 do vermelho representando o custo mais alto.