Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
PESQUISA

Testes de vacinas contra Covid em crianças começam a avançar

02 outubro 2021 - 11h07Por Meio Norte

Com a vacinação contra Covid-19 avançando e os adultos e adolescentes sendo vacinados, a atenção se volta agora aos menores de 12 anos. As notícias a respeito da vacinação para crianças começam a ganhar força a partir dos dados positivos.

Quatro farmacêuticas mostram um estágio avançado de pesquisas, entre elas, a Pfizer e a Sinovac. A Pfizer, por exemplo, tem conseguido resultados satisfatórios com a vacina para crianças. Segundo informações, a farmacêutica espera apresentar, ainda esse mês de outubro, os dados da pesquisa para a Anvisa. A Coronavac também está sendo analisada para uso nas crianças.

Vacina Pequenos

Mas foi a Pfizer que já divulgou uma pesquisa atestando a eficácia e garantindo segurança da vacina nos pequenos. O estudo vem sendo realizado nos Estados Unidos, e caso tudo dê certo, os dados da vacina serão apresentados às agências reguladoras de outros países. 

O Brasil está nessa lista e poderá ter acesso aos dados muito em breve. A informação foi dada por Julia Spinardi, líder médica da área de vacinas da Pfizer no Brasil.

Testes clínicos

Outros laboratórios estão em fase avançada de pesquisa da vacina em crianças. A Moderna realiza testes clínicos em voluntários. A Janssen faz testes na Espanha e também negocia com a agência de saúde americana pra realizar pesquisas mais amplas em crianças.

O laboratório chinês Sinovac apresentou resultados de testes na China. Com isso, o Butantan, que é parceiro da fabricante no Brasil com a CoronaVac, entrou com pedido na Anvisa para ampliação da bula do imunizante pra crianças entre 3 e 17 anos. O pedido foi negado, mas as negociações seguem. O gerente geral de medicamentos da Anvisa Gustavo Mendes explica como está o processo.