O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou neste domingo, 18, que cerca de 1,1 milhão de profissionais da atenção primária à saúde poderão ser imunizados com a vacina Butantan-DV a partir do dia 9 de fevereiro.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O público inclui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e demais profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde e no atendimento direto às famílias.
VACINA BUTANTAN-DV É DE DOSE ÚNICA E 100% NACIONAL
A Butantan-DV é a primeira vacina contra a dengue do mundo aplicada em dose única. Desenvolvido pelo Instituto Butantan, o imunizante oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.
Estudos clínicos apontam eficácia global de 74%, com redução de 91% dos casos graves e proteção de 100% contra hospitalizações causadas pela doença.
A vacinação dos profissionais do SUS será possível com a entrega de 1,1 milhão de doses adicionais previstas até 31 de janeiro.
AMPLIAÇÃO DA PRODUÇÃO E PARCERIA INTERNACIONAL
O Ministério da Saúde informou que o Instituto Butantan firmou parceria de transferência de tecnologia com a empresa chinesa WuXi Vaccines para ampliar a produção da vacina.
Com o acordo, a expectativa é aumentar a capacidade produtiva em até 30 vezes, possibilitando a fabricação de até 30 milhões de doses ainda neste ano.
A intenção do governo federal é ampliar gradualmente a vacinação para a população de 15 a 59 anos em todo o país, conforme a chegada de novas remessas.
VACINAÇÃO EM MASSA COMEÇA EM CIDADES PILOTO
A declaração do ministro ocorreu durante o início da vacinação em massa em Botucatu (SP), voltada à população de 15 a 59 anos. A ação também acontece em Maranguape (CE) e Nova Lima (MG).
A iniciativa piloto tem como objetivo avaliar o impacto da vacinação com o novo imunizante antes da ampliação nacional.
QDENGA É AMPLIADA PARA TODO O PAÍS
Além da Butantan-DV, o SUS passa a ofertar em todo o país a vacina QDenga para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com esquema de duas doses.
O Ministério da Saúde adquiriu 18 milhões de doses do imunizante japonês, sendo 9 milhões para 2026 e outras 9 milhões para 2027. Com isso, a vacinação será realizada em todos os municípios brasileiros.
Desde a introdução da QDenga no SUS, cerca de 10 milhões de doses já foram distribuídas e aplicadas no país.


Vacina será a de dose única desenvolvida pelo Instituto Butantan - Crédito: Walterson Rosa/MS


