Palmas
28º
Araguaína
25º
Gurupi
26º
Porto Nacional
27º
FISCALIZAÇÃO

Carga com 10 toneladas de sementes de capim são apreendidas no Tocantins

13 setembro 2019 - 08h59

A barreira volante da regional da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) de Palmas apreendeu na tarde desta quinta-feira, 12, no posto fiscal da T0-050, entre os municípios de Palmas e Porto Nacional, uma carga de 10 toneladas de sementes irregulares de capim forrageira andropogon. O proprietário da carga foi multado em R$ 2.700 e as sementes serão destruídas no aterro sanitário da capital.

Segundo o inspetor de defesa agropecuária da Adapec, Diniz Dias, a carga saiu do município de Natividade e seguia com destino à cidade de Arapoema. Ele informou que o condutor do veículo apresentou uma nota fiscal do produto, porém, não portava o Termo de Conformidade, documento exigido por lei para trânsito de sementes. Ao verificarem a carga, os fiscais descobriram que as sementes eram irregulares, sem informações obrigatórias nas sacarias, tais como, origem, pureza, validade, entre outras especificações exigidas em lei.

A gerente de Avaliação, Controle e Fiscalização Vegetal da Adapec, Lidiana Lira, alerta que as sementes ilegais podem disseminar pragas nas lavouras e causar grandes prejuízos aos produtores rurais e ao patrimônio fitossanitário do Tocantins. “Com o período seco chegando ao fim, muitos produtores rurais buscam sementes de capim para plantar ou renovar suas pastagens, porém, antes de adquiri-las é importante observar a origem das sementes, exigir sempre a nota fiscal e o Termo de Conformidade do produto, onde consta a origem, lote, validade, entre outras informações importantes aos produtores,” explicou Lidiana.