Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
24º
Porto Nacional
26º
NORTE DO ESTADO

Carlesse autoriza estudos técnicos para asfaltar trecho da TO-134

23 junho 2021 - 09h16

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, autorizou na tarde desta terça-feira, 22, o início do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e a elaboração do projeto básico e executivo para a implantação da pavimentação asfáltica da Rodovia TO-134, trecho entre Axixá do Tocantins e Jatobal.

A solenidade de assinatura foi realizada no assentamento Santa Luzia, em Axixá, e contou com a presença do prefeito do município, Auri Wulange, de deputados, vereadores e líderes políticos da região.

O trecho tem 27 km. A obra visa facilitar o escoamento da produção local e tirar os moradores do isolamento. De acordo com a secretária de Estado da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf) e presidente da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), Juliana Passarin, a previsão é que sejam investidos aproximadamente R$ 32 milhões. 

"Hoje estão sendo autorizados os estudos técnicos, mas a determinação do governador Mauro Carlesse é que seja realizada, ainda este ano, a licitação para contratarmos a empresa e iniciarmos a obra propriamente dita", afirmou a secretária.

O governador Mauro Carlesse mais uma vez reforçou o caráter municipalista da sua gestão e afirmou que obras como essa, que contribuem para o desenvolvimento dos municípios e bem-estar das pessoas, só são possíveis em virtude das medidas adotadas para ajustar as contas públicas. "Essa obra é mais uma que será realizada porque fizemos o dever de casa para ajustar as contas públicas, com apoio da Assembleia Legislativa, do Judiciário e de outros órgãos públicos. Só assim foi possível chegar a um equilíbrio e ter recursos para fazer as obras. Essa obra de hoje vai permitir o direito de ir e vir com segurança", frisou. 

O prefeito de Axixá, Auri Walange, resumiu o ato do governador em autorizar os estudos técnicos para asfaltamento do trecho como um sonho de décadas das comunidades rurais que margeiam a rodovia, que começa a se tornar realidade. "Representa um sonho dessas comunidades, que o governador Mauro Carlesse veio resolver em definitivo. Sanar essa situação de precariedade vai trazer qualidade de vida, maiores perspectivas para os moradores da região e representa uma evolução", ressaltou.