Palmas
27º
Araguaína
25º
Gurupi
27º
Porto Nacional
29º
LAR DE SAVANNA

Casa de apoio para mulheres com câncer inaugura nova sede em Araguaína

06 janeiro 2020 - 11h08

A Associação Sem Fins Lucrativos Lar de Savanna inaugurará um novo espaço para ampliar a capacidade de acolhimento, nesta quarta-feira, 8, às 19h30. A casa é ponto de apoio para mulheres que buscam tratamento para o câncer em Araguaína. O local concedido pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, é um terreno com edificação, situado na Rua W, nº 95, no Loteamento Martins Jorge. Na oportunidade, será realizada uma cerimônia de benção do novo local.
 
De acordo com o assessor jurídico voluntário do lar, Danilo Leite, o imóvel foi totalmente reformado e ganhou uma finalidade social. “Há anos o prédio estava em desuso e de imediato a Secretaria da Saúde disponibilizou o local para a associação, junto também a aprovação do Conselho Municipal de Saúde”, afirmou. Nestes dois anos e meio de atividade, a Prefeitura incentivou o trabalho da entidade com o pagamento das contas de água e energia.
 
A idealizadora do projeto, Fátima Duarte, 62 anos, explica que a nova casa vai triplicar a capacidade de acomodamento, de 10 para até 30 mulheres por vez. “São sete quartos, um com seis camas e o restante com quatro camas, cada. Mais três banheiros, sala e cozinha”. Além disto, o terreno de 1.344 m² possibilita a construção de mais edificações. “Planejamos fazer salas de costura, artesanato, salão, escritórios e mais banheiros”, citou Fátima.
 
Ampliação
O prédio foi reformado e mobiliado com contribuição de parceiros. Para inclusão de oficinas e atividades recreativas para as mulheres em tratamento, o Lar de Savanna pede doações. Para contribuir basta dedicar uma quantia na conta corrente do Banco do Brasil nº 93009-1, agência 638/6. Para mais informações, os doadores podem ligar para os telefones: 99202-4744 (Fátima) e 98138-0098 (Danilo Leite).
 
Luta contra o câncer
Nascida em 8 de janeiro de 1982, natural de São Luís (MA), Savanna Duarte mudou-se para Araguaína ainda criança. Após a graduação em Farmácia e Bioquímica, trabalhou em unidade básica de saúde, farmácias e no Setor de Oncologia do Hospital Regional de Araguaína. Em 2015, aos 34 anos, foi diagnosticada com câncer no útero, causa de sua morte em 7 de julho do ano seguinte.
 
A luta de Savanna pela vida e a morte precoce causaram grande comoção na cidade, tornando-a símbolo para a soma de esforços de familiares, iniciativa privada, Prefeitura de Araguaína e a comunidade em geral que permitiu a implantação da Associação Lar de Savanna, que é administrada pela mãe, Fátima.