Palmas
28º
Araguaína
31º
Gurupi
32º
Porto Nacional
29º
ROMANCE E NEGÓCIOS

Casal tocantinense revela vantagens e desafios de trabalharem juntos

11 junho 2021 - 11h36Por Sebrae Tocantins

A data mais apaixonante do ano está chegando. Os casais querem comemorar a sintonia, as conquistas e celebrar o amor no Dia dos Namorados. Para alguns, o relacionamento vai além e acabam utilizando a união para criar novos negócios e inovar com o empreendedorismo. E para que isso aconteça de forma bem-sucedida, o Sebrae Tocantins foi um grande aliado para deixar a história ainda mais especial.

Ana Flávia e Xupui Gonzaga Aucê compartilham a vida há 16 anos e, desde os três meses de namoro, já empreendem juntos.  “O Xupui me chamou para trabalhar com ele em uma empresa que era do mesmo ramo em que eu já trabalhava. Tivemos muitos percalços, pela pouca experiência e imaturidade como casal. Nessa época, contratamos o Sebrae para uma consultoria financeira, um período em que estávamos perdidos. Foi fundamental para continuar o trabalho”, destacou Ana.

Por terem começado de forma amadora, Xupui decidiu participar do Empretec, imersão de uma semana do Sebrae que busca desenvolver o comportamento empreendedor. “A gente não conseguia olhar adiante, se planejar. O Empretec me fez crescer muito, fiquei em primeiro lugar em uma das atividades do Seminário. O Sebrae nos ajudou no começo e continua contribuindo, porque estamos sempre atentos aos programas da instituição. Precisamos nos aprimorar para oferecer o melhor serviço para o nosso cliente”, contou ele.

Hoje, os dois estão à frente da Protector Soluções, especializada em segurança para empresas e residências. Mesmo que haja divergências no trabalho, o casal garante que as discussões sobre os negócios ficam na empresa. “Tem que separar uma coisa da outra, ter essa sabedoria. O Xupui é a pessoa que eu mais admiro e confio na vida. Sei que ele é sensato, trabalhador, correto e tudo que ele faz é em prol da família. Este reconhecimento e admiração mútua faz a parceria ser sólida, franca, transparente e responsável, em casa e no trabalho”, finalizou Ana Flávia.

A gerente do Sebrae, Viviane de Albuquerque, explicou como a instituição fortalece as iniciativas das micro e pequenas empresas. “Atuamos na promoção do desenvolvimento local, oferecendo suporte, cursos, orientações sobre aspectos legais, com foco na abertura de empresas, consultorias em várias áreas e tudo que for necessário para estimular o crescimento do empreendedorismo”, pontuou.

Além disso, ela destacou quais serviços do Sebrae foram mais procurados no último ano. “No atual cenário, os estudos de viabilidade econômica do negócio e as consultorias de gestão e tecnológicas são as soluções de maior demanda, devido aos novos negócios e, também, pelo momento desafiador que estamos passando”, reforçou a gerente.