Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
ANTIRRÁBICA

Prefeitura inicia campanha de vacinação contra raiva em Araguaína

12 agosto 2022 - 08h57

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Araguaína iniciou nessa terça-feira, 9, a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos, com mais de três meses de vida. Nesta primeira etapa, a imunização acontece na área rural e nos Bairros mais afastados do centro e tem como alvo imunizar até o final da campanha mais de 29 mil animais. 

Os agentes de combate a endemias estão identificados com uniforme do Município e percorrerão as ruas visitando casas que têm cachorro ou gato para serem vacinados contra a raiva. O Programa de Profilaxia da Raiva de Araguaína informou que no município já são 15 anos sem nenhum caso da doença.

Para a médica veterinária do programa, Luciana Coelho Gomes, é fundamental que o morador receba o agente e colabore com a imunização. “Como nos anos anteriores, o CCZ vai começar vacinar em alguns bairros afastados do Centro, com a vacinação casa a casa. A atenção maior é voltada para cães e gatos por serem animais que convivem de forma estreita com humanos”.

A vacinação é gratuita e pode ser aplicada em animais com mais de três meses de vida. Somente na terça-feira, 9, primeiro dia de vacinação, mais de 400 animais foram vacinados, entre eles está o cão Nenê, pet da moradora Jucinéia Pedroso, do Setor Costa Esmeralda.

“Todas as campanhas eu vacino meus animais contra a raiva, inclusive o Nenê que fica mais dentro de casa. Eles protegidos, nós também estamos”, disse a tutora.

Postos fixos 

Além da imunização nos bairros, o CCZ também está atendendo a população de segunda à sexta-feira com dois postos fixos na cidade. Um na unidade, localizada na Avenida Verdes Mares nº 21, Parque dos Sonhos, que funciona com horário de atendimento das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.

O outro ponto fica no Centro de Castração Municipal, na Avenida Santa Terezinha, nº 506, no Setor Santa Terezinha, nos horários de 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.

Sobre a doença

A raiva é uma zoonose, transmitida do animal para o ser humano. Ela afeta o sistema nervoso central e mata em quase 100% dos casos, tanto as pessoas quanto os animais. A raiva é transmitida por um vírus e envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução.

A população sempre nos recebe bem, a adesão é muito boa, a gente espera que as pessoas colaborem, abrindo as portas das residências, segurando seus pets para serem imunizados contra a raiva, protegendo sua família dessa zoonose tão perigosa”, enfatizou a veterinária Luciana.