Palmas
29º
Araguaína
28º
Gurupi
30º
Porto Nacional
24º
IMPOSTO DE RENDA

Cerca de 10 mil pessoas caíram na malha fina no Tocantins em 2021

04 junho 2021 - 08h29

Três dias após encerrar o prazo de entrega de declarações do Imposto de Renda, a Receita Federal mostra um balanço indicando que 187 mil declarações foram repassadas esse ano no Tocantins, semdo que dessas, 10 mil contribuintes caíram na malha fina. 

Segundo explica o contador, Mayk Araújo em reportagem ao G1, muitas dessas pessoas vão enfrentar o leão porque deixaram de declarar os auxílios financeiros que receberam do governo federal durante a pandemia, como no caso das pessoas que tiveram redução de salário e jornada de trabalho.

O contador Mayk Araújo afirma que já começou a resolver pendências de clientes. Ele explica que muitos contribuintes não lembraram que precisavam declarar o complemento salarial recebido da União.

"Já presenciei situações em que está na malha fina por conta disso. A pessoa ligou, entrou em contato, perguntando 'porque a Receita está me cobrando um rendimento que eu não recebi, eu trabalho para X empresa. Eu não recebi desse local'. Aí eu criei um código de acesso, consultei e vi para ele: o que está constando é do Ministério da Economia porque teve a suspensão do contrato de trabalho dele", contou.

 O delegado da Receita Federal orienta que é preciso corrigir as informações o mais breve possível.

"Lembrando que se ela não fizer essa correção vai receber uma intimação da Receita Federal para que esclareça e explique as situações que o levaram a cair na malha fina. A partir do momento que ela recebe a intimação, perde a capacidade de corrigir a sua declaração de maneira espontânea", explicou.

Para quem se antecipou e não caiu na malha fina o pagamento da restituição já começou. O primeiro lote saiu no dia 31 de maio e o segundo será em 30 de junho, com lotes sucessivos até setembro.

*Com informações do G1