Menu
Busca quarta, 08 de dezembro de 2021
(63) 99958-5851
Araguaína
30ºmax
23ºmin
EM PALMAS

Cobra passa por exame de raio-x após cair de cachoeira e sofrer fratura

16 outubro 2021 - 11h06Por G1 Tocantins

Uma cobra sucuri foi resgatada pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar, nesta quinta-feira (14), após cair de uma cachoeira no distrito de Taquaruçu Grande, na zona rural de Palmas. A serpente passou por um exame de raio-x que constatou uma fratura abaixo da cabeça.

A bióloga Raiany Cruz conta que o batalhão foi chamado após moradores verificarem que a cobra estava com a cabeça submersa e não conseguia se movimentar.

A serpente é uma fêmea com 3,7 metros. Ela está com os movimentos limitados e agora será acompanhada pelos profissionais pelo Centro de Fauna do Tocantins (Cefau).

“No primeiro momento eles vão fazer uma observação e na próxima semana serão feitos novos exames para saber se vai precisar passar por uma cirurgia. O problema maior é o pós-operatório porque se ela ficar com os movimentos limitados terá dificuldade para subjugar as presas e não conseguiria voltar ao habitat natural”, explicou a bióloga.
A presença de serpentes é comum não apenas na zona rural, mas também na área urbana de Palmas. A bióloga explica que devido à proximidade da vegetação nativa os encontros são comuns nas residências, assim como o flagrante de animais feridos.

"A gente fica feliz quando acontece esses chamados porque quando se resgata um animal nós pensamos em todas as outras vidas que aquele animal vai colocar na natureza para manter o equilíbrio. Por se tratar de uma serpente que a sociedade não vê com bons olhos, a gente fica muito feliz por saber que as pessoas estão tendo respeito e preocupação em querer cuidar", comemorou.

Cobra foi resgatada após cair de cachoeira — Foto: Arquivo Pessoal

A espécie

A sucuri, cujo nome científico é Eunectes murinus, não é peçonhenta e pode chegar até 11 metros, embora sejam mais comuns registros de animais inferiores a sete metros. A espécie é encontrada em várias regiões do estado. Sua alimentação é baseada em pequenos animais e pode gerar mais de 50 filhotes.

Para solicitar resgates de animais ou fazer denúncias de crimes ambientais na região de Palmas é possível ligar para o Batalhão da Polícia Militar Ambiental nos telefones 3218-2731/3218-2761, para a Guarda Metropolitana Ambiental, no 153, ou ainda pela a linha verde do Naturatins no 0800-63-1155.

Cobra sofreu fratura após queda de cachoeira — Foto: Arquivo Pessoal

 

AO VIVO