Palmas
32º
Araguaína
28º
Gurupi
27º
Porto Nacional
30º
EPICENTRO DA PANDEMIA

Com 100% de UTIs ocupadas para Covid no HRA, situação deixa Araguaína à beira do colapso

07 maio 2020 - 17h06

O Hospital Regional de Araguaína (HRA) já está com lotação máxima nos leitos de UTI reservados para pacientes da Covid-19, foi o que apontou uma vistoria realizada pela Defensoria pública do Estado. 

Ainda de acordo com a Defensoria, os dez leitos previstos na ampliação do Plano de Contingência do Estado também são insuficientes para atender a demanda que já existe e, pelos números da doença na região, deve aumentar. Na vistoria realizada na unidade, os defensores públicos que atuam no Município ainda foram informados pelos administradores do hospital que os equipamentos que foram encaminhados para ampliação de leitos de UTI não são completos, sendo, no momento, inviável a utilização. 

Diante da constatação, visando a ampliação de leitos e, por consequência, a ampliação da capacidade de atendimento a pacientes de Covid-19 a Defensoria cobra agora por meio da Justiça, que o Estado promova a ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e leitos intermediários no Município, que recebe pacientes locais e também de toda a região Norte do Estado. Caso essa ampliação não seja possível na rede pública assistencial, é requerido que haja a imediata implantação de um hospital provisório (hospital de campanha) na cidade.

A Tutela Antecipada de Caráter Antecedente de Ação Civil foi proposta à Justiça nesta quarta-feira, 6, e é assinada pelos defensores públicos em Araguaína Sandro Ferreira, Cleiton Martins da Silva e Pablo Mendonça Chaer (coordenador em Araguaína e região do Núcleo Aplicado de Minorias e Ações Coletivas - Nuamac), e pelo coordenador do Núcleo Especializado em Saúde (Nusa), Arthur Luiz Pádua Marques.

Para os defensores públicos, a situação no HRA reforça a necessidade da ampliação dos leitos e, em caso de impossibilidade, a implantação de um hospital de campanha em Araguaína.

Seja na ampliação de leitos, seja na implantação de um hospital provisório, a Defensoria requer que sejam praticados preços de mercado e considerada a estrutura com ventilador/bomba/desfibrilador/isolamento/monitor e, ainda, que essa estrutura tenha equipes qualificadas e capacitadas para manejo e acompanhamento dos pacientes.

Covid-19

O avanço dos casos de Covid-19 em Araguaína demonstram a necessidade de ampliação de leitos. Com o primeiro caso da doença registrado em 27 de março, Araguaína já está com 163 registros de Covid-19, conforme o defensor público Sandro Ferreira. O crescimento nos últimos dias colocou o Município como o primeiro do Tocantins em casos acumulados de pessoas infectadas com o novo coronavírus. Palmas, que tem uma população maior e foi o primeiro município do Estado a registrar caso de Covid-9, em 18 de março, tem, até o momento, 124 pacientes no registro total.

Nota do Governo 

Em nota ao Portal O Norte, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou a lotação no HRA mas destacou que em Araguaína existe no momento outros 10 no Hospital e Maternidade Dom Orione, com apenas 01 paciente internado.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que em Araguaína há 10 leitos de UTI Covid no Hospital Regional de Araguaína (HRA), atualmente com 100% de ocupação e outros 10 no Hospital e Maternidade Dom Orione, com apenas 01 paciente internado (10% de ocupação).

Palmas, 07 de maio de 2020
Secretaria de Estado da Saúde 
Governo do Tocantins