Palmas
26º
Araguaína
25º
Gurupi
26º
Porto Nacional
26º
NOVO BOLETIM

Com 116 novos casos em um dia, Covid avança e já soma quase 1.500 infectados no Tocantins

18 maio 2020 - 12h19Por Redação

A Secretaria Estadual de Saúde (SES), acaba de divulgar nesta segunda (18), um novo boletim atualizando os dados sobre casos de Covid-19 no Tocantins. No final da matéria você confere o mapa e gráficos que mostram a evolução da doença no Estado. 

A SES informa que hoje foram contabilizados mais 116 casos para Covid-19 registrados em:Aragominas (02), Araguaína (53), Araguatins (01), Colinas do Tocantins (02), Tabocão (03), Guaraí (03), Miracema do Tocantins (01), Nova Olinda (06), Palmas (37), Presidente Kennedy (01), Riachinho (02), Santa Fé do Araguaia (01), Wanderlândia (01) e Xambioá (03).

A SES esclarece que o banco de dados do Estado é dinâmico, em virtude do fechamento das investigações epidemiológicas, que alteram principalmente locais de residência dos casos positivos, trazendo modificações diárias no acumulado dos municípios e no total geral do Estado.

Desta forma, hoje o Tocantins contabiliza 1.496 casos confirmados da doença, destes, 269 pacientes estão recuperados e 1.195 estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar, além de 32 óbitos.

Confira abaixo detalhes sobre os novos casos:

Novos casos positivos por faixa etária
• 0 a 09 anos: 01
• 10 a 19 anos: 08
• 20 a 39 anos: 59

Perfil dos exames realizados

Lacen: 93 positivos de 350 testes realizados
Testes rápidos: 23

Óbitos Tocantins

• Paciente do sexo masculino, 54 anos, residente de Araguatins, hipertenso, faleceu no dia 17 de maio no Hospital Dom Orione, em Araguaína.

Caso confirmado de outro Estado

Foram diagnosticados pelo Lacen 20 casos positivos do novo Coronavírus (Covid-19) para os estados de Alagoas, Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piaui e Sergipe.

Observações

Todas as informações que constam no boletim são provenientes dos sistemas oficiais do Ministério da Saúde alimentados pelos municípios:

Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) é o sistema utilizado pelos municípios para cadastro das mostras que serão encaminhadas ao Lacen para realização dos
exames.

E-SUS-VE é a ferramenta de registro de notificação de casos suspeitos da Covid-19.

SIVEP-Gripe, é o Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe, utilizado para notificação dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em unidades
hospitalares e unidades de Pronto Atendimento (UPA).

SIM é o sistema de Informação sobre mortalidade, desenvolvido pelo Ministério da Saúde para unificação dos dados sobre óbitos no país.

Considerando o aumento recente de casos positivos que tem demandado tempo excessivo para confirmação de residências junto aos municípios, o Estado prevê o preenchimento correto de informações nas plataformas que serão utilizadas para consolidação dos boletins diários.

O Estado não irá confirmar residências junto aos municípios, estes devem ficar atentos aos dados informados nos Boletins Epidemiológicos diários, nos sistemas de notificação e cadastros de exames no Lacen.

Qualquer divergência deverá ser informada ao Cievs/COE do Estado que fará as correções nos próximos boletins.

Confira abaixo o mapa e gráficos que mostram a evolução da doença no Estado: