Palmas
27º
Araguaína
23º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
NOVO BOLETIM!

Com 9 mortes e explosão de casos, Tocantins chega a 423 infectados por Covid-19

07 maio 2020 - 13h04

A Secretaria Estadual de Saúde (SES), acaba de publicar nessa quinta-feira (07), mais um Boletim atualizando os dados sobre a situação do Covid-19 no Tocantins. No final da matéria você confere os gráficos que mostram a evolução da pandemia no Estado. 

De acordo com a SES foram contabilizados mais 72 novos casos da Covid-19. Os novos casos foram registrados em Palmas (22), Araguaína (33), Gurupi (01), Cariri do Tocantins (03), Nova Olinda (03), Paraiso do Tocantins (01), Araguatins (01), Formoso do Araguaia (01), Nova Rosalândia (01), Miranorte (01), Darcinópolis (02), Couto Magalhães (01), Aliança do Tocantins (01) e Aguiarnópolis (01).

Desta forma, hoje o Tocantins contabiliza 423 casos confirmados da doença.

Confira abaixo detalhes sobre os novos casos:

Novos casos positivos por faixa etária

• 0 a 09 anos: 04
• 10 a 19 anos: 02
• 20 a 39 anos: 40

Perfil dos exames realizados

Lacen: 56 positivos/ de 130 testes realizados

Testes rápidos: 16

Observações

Atualmente, o Tocantins contabiliza 09 óbitos, 72 casos recuperados e 342 pacientes ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar.

Um caso do município de Wanderlândia, após investigação epidemiológica foi corrigido local de residência sendo notificado agora para o município de Araguaína.

Os dados contidos no boletim são consolidados com resultados de exames realizados no Lacen e notificações recebidas dos municípios no dia anterior.

Caso confirmado de outro Estado
No Lacen foram diagnosticados três (03) casos positivos dos Estados de Goiás, Mato Grosso e Paraíba. Na ação simultânea para realização de testes rápidos em caminhoneiros nas divisas do Estado, foram confirmados quatro (04) casos positivos para Covid-19, de residentes dos Estados do Pará, Pernambuco e Bahia. 

Araguaína

Em Araguaína, que lidera disparada o ranking como a cidade com mais casos confirmados no Tocantins, a administração municipal tem apertado o cerco contra o avanço da doença. No início da semana, agentes de fiscalização bloquearam a principal avenida comercial da cidade, a Cônego João Lima, para tentar reduzir o fluxo de pessoas na região. O município ainda estuda a possibilidade de implantar uma espécie de  "Lockdown" na região central da cidade, caso o movimento de populares no local não diminua. 

Esta semana, o prefeito Ronaldo Dimas também publicou uma nova medida, com restrição ao transporte de bebidas e o fechamento de adegas e conveniências que continuavam abertos até então, contudo, não poderiam vender bebidas alcoólicas. Apesar da medida proibitiva adotada anteriormente, muitas denúncias que chegavam via 190 e até mesmo à nossa redação indicavam que a comercialização continuava de forma "clandestina" na cidade, o que estaria colaborando para a aglomeração de pessoas em ambientes particulares. 

Bico do Papagaio

O Bico do Papagaio é a região com maior número de mortes pelo novo Corovavírus no Tocantins até o momento. Sendo duas mortes em Augustinópolis: um senhor de 83 anos que não teve identidade divulgada e o senhor Antônio Bento de 68 anos. Além deles, a Covid-19 também matou na região, a dona Maria Aparecida da Silva (62 anos), de Aguiarnópolis, e dona Cícera Pereira Silva (78 anos), de Sítio Novo. As quatro vítimas eram idosas. 

Confira o mapa e gráficos que mostram a evolução do Covid-19 no Tocantins: