Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
21º
Porto Nacional
25º
ARAGUAÍNA

Com mais 15 leitos de UTI, Dimas anuncia abertura da Unidade Corona Norte

12 maio 2020 - 09h24

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, vistoriou no sábado, 9, as obras de adequações da Unidade Corona Norte, antiga UPA Vila Norte. Na vistoria, Dimas anunciou a instalação de 15 leitos para pacientes com coronavírus até o dia 20.

Se tudo der certo, queremos já estar com a unidade pronta até o início da próxima semana”, assegurou o prefeito.  A unidade estará apta para atender pacientes medianamente graves utilizando o sistema do Samel e Instituto Transire, com cápsulas de ventilação não-invasivas, possibilitando diminuição do tempo médio de internação de pacientes com a doença.

O método tem demonstrado um tempo médio de 4,9 dias de internação, bem abaixo da média de 15 dias.

Rede hospitalar

Atualmente, a rede hospitalar do Município, privada e pública, tem 44 leitos exclusivos para tratamento de pacientes com covid-19, sendo 26 leitos em unidade de tratamento intensivo (UTI).

A Unidade Corona, inicialmente com 15 leitos, contribuirá com o aumento de leitos para a população da região macronorte de saúde, que tem 64 municípios do Tocantins.

Portas de entrada

As pessoas com sintomas gripais têm duas unidades básicas de saúde (UBS) que são porta de entrada para atendimento: UBS JK, localizada na Rua Araguaci, quadra 14, bairro JK; e UBS Albeny Soares, que fica na Avenida C, nº 1035, no Setor Couto Magalhães, próxima à Escola Estadual Benedito Canuto Braga.

Uma terceira unidade de referência está sendo montada na UBS do Setor Cimba e deve iniciar o funcionamento ainda esta semana. Pessoas com sintomas mais graves, como falta de ar, devem procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) em um anexo exclusivo para esse atendimento.

O atendimento médico nos locais indicados determinará qual medida será tomada para tratamento do paciente, que pode ser apenas isolamento domiciliar ou encaminhamento para o hospital de referência.