Palmas
30º
Araguaína
33º
Gurupi
30º
Porto Nacional
31º
BOLETIM ESTADUAL

Com mais 6 mortes e 1.646 casos, Covid chega a mais de 60 cidades do Tocantins

19 maio 2020 - 12h55Por Redação

A Secretaria Estadual de Saúde (SES), acaba de divulgar nesta terça (19), um novo boletim atualizando os dados sobre casos de Covid-19 no Tocantins. No final da matéria você confere o mapa e gráficos que mostram a evolução da doença no Estado.

A (SES) informa que hoje foram contabilizados mais 148 casos para Covid-19, registrados em Aguiarnópolis (02), Ananás (01), Angico (01), Araguaína (67), Araguatins (01), Augustinópolis (02), Babaçulândia (01), Buriti do Tocantins (01), Cachoeirinha (02), Cariri do Tocantins (02), Colinas do Tocantins (05), Darcinópolis (01), Dueré (01), Figueirópolis (02), Filadélfia (01), Formoso do Araguaia (03), Goiatins (02), Gurupi (01), Itaguatins (01), Oliveira de Fátima (01), Palmas (16), Paraíso do Tocantins (11), Porto Nacional (02), Praia Norte (03), Presidente Kennedy (01), Sampaio (01), São Bento do Tocantins (01), São Miguel do Tocantins (05), Sítio Novo do Tocantins (01), Tocantinópolis (02) e Xambioá (07).

A SES esclarece que o banco de dados do Estado é dinâmico, em virtude do fechamento das investigações epidemiológicas, que alteram principalmente locais de residência dos casos positivos, trazendo modificações diárias no acumulado dos municípios e no total geral do Estado.

Desta forma, hoje o Tocantins contabiliza 1.646 casos confirmados da doença, destes, 300 pacientes estão recuperados e 1.308 estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar, além de 38 óbitos.

Confira abaixo detalhes sobre os novos casos:

Novos casos positivos por faixa etária

• 0 a 09 anos: 01
• 10 a 19 anos: 05
• 20 a 39 anos: 65

Perfil dos exames realizados
Lacen:
101 positivos de 309 testes realizados
Testes rápidos: 47

Óbitos Tocantins

• Paciente do sexo feminino, 83 anos, residente de Araguaína, faleceu no dia 18 de maio, no Hospital Dom Orione (HDO).

• Paciente do sexo masculino, 67 anos, residente de Palmas, hipertenso e cardíaco, faleceu no dia 18 de maio, no Hospital Geral de Palmas (HGP).

• Paciente do sexo feminino, 72 anos, residente de Araguatins, faleceu no dia 17 de maio, no Hospital Regional de Augustinópolis (HRA).

• Paciente do sexo masculino, 41 anos, residente de Araguatins, hipertensão e diabetes, faleceu no dia 14 de maio, no Hospital Regional de Augustinópolis (HRA).

• Paciente do sexo masculino, 94 anos, residente de Araguatins, hipertenso e diabético, faleceu no dia 18 de maio no Hospital Regional de Augustinópolis (HRA).

• Paciente do sexo masculino, 73 anos, residente de Figueirópolis, diabético e cardiopata, faleceu no dia 17 de maio, no Hospital Regional de Gurupi (HRG).

Caso confirmado de outro Estado

Foram diagnosticados pelo Lacen 08 casos positivos do novo Coronavírus (Covid-19) para os estados de Alagoas, Paraíba, Pará, Maranhão e Sergipe.

O Estado possui uma plataforma onde todos podem acompanhar os números da Covid-19 no Tocantins: http://coronavirus.to.gov.br

Observações

Todas as informações que constam no boletim são provenientes dos sistemas oficiais do Ministério da Saúde alimentados pelos municípios: Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) é o sistema utilizado pelos municípios para cadastro das mostras que serão encaminhadas ao Lacen para realização dos exames.

E-SUS-VE é a ferramenta de registro de notificação de casos suspeitos da Covid-19.

SIVEP-Gripe, é o Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe, utilizado para notificação dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em unidades hospitalares e unidades de Pronto Atendimento (UPA).

SIM é o sistema de Informação sobre mortalidade, desenvolvido pelo Ministério da Saúde para unificação dos dados sobre óbitos no país.

Considerando o aumento recente de casos positivos que tem demandado tempo excessivo para confirmação de residências junto aos municípios, o Estado prevê o preenchimento correto de informações nas plataformas que serão utilizadas para consolidação dos boletins diários.

O Estado não irá confirmar residências junto aos municípios, estes devem ficar atentos aos dados informados nos Boletins Epidemiológicos diários, nos sistemas de notificação e cadastros de exames no Lacen.

Qualquer divergência deverá ser informada ao Cievs/COE do Estado que fará as correções nos próximos boletins.

Confira o mapa e gráficos que mostram a evoluçào do Covid-19 no Tocantins: