Palmas
24º
Araguaína
23º
Gurupi
23º
Porto Nacional
26º
NOVO BOLETIM

Com nova morte confirmada por Covid-19, Tocantins soma mais de 300 infectados

05 maio 2020 - 12h00

A Secretaria Estadual de Saúde (SES), divulgou nesta terça-feira (05), um novo boletim trazendo a atualização de casos confirmados de Covid-19 no Estado. 

Hoje o Tocantins contabilizou 36 novos casos confirmados da Covid-19 no Lacen (22), por testes rápidos (14).

As novas notificações são de: Palmas (12), Araguaína (13), Gurupi (06), Cariri do Tocantins (01), Couto Magalhães (01), Lizarda (01), Sampaio (01) e Wanderlândia (01).

Perfil dos exames realizados

- Lacen/Tocantins: 22 positivos/133 testes
-Testes rápidos: 14

Óbito

Tocantins registrou mais um óbito no município de Lizarda, primeiro caso confirmado da cidade. Paciente de 68 anos, do sexo masculino, diabético, estava em tratamento oncológico e internado em Palmas, na rede privada, faleceu no dia 03 de maio, seu exame foi processado no Lacen no dia 04 de maio.

Observações

Atualmente, o Tocantins contabiliza 07 óbitos, 44 casos recuperados e 252 pacientes ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar.

Os últimos repatriados vindos do Paraguai e equipe que conduziu o retorno dos mesmos na madrugada desta terça, 05, foram testados e apresentaram resultados negativos para Covid-19. Retornaram ao Tocantins 98 estudantes, 03 crianças, 11 policiais e 09 motoristas.

Com mais este retorno, o Governo do Tocantins finaliza repatriação de estudantes que estavam no Paraguai e na Bolívia. Ao todo, 272 estudantes, dois bebês e três crianças foram repatriados entre os dias 19 de abril e 5 de maio. Nas testagens rápidas realizadas pela SES, todos testaram negativo para Covid-19.

Óbito de outro Estado

Paciente de 86 anos, sexo masculino, residente de Brasília/DF, estava internado na rede privada de Palmas, caso confirmado via teste rápido, evoluiu para óbito no dia 04 de maio, este caso será informado ao Distrito Federal, residência do paciente.

Cenário no Tocantins

Atualmente, o Tocantins apresenta 303 casos no total, destes, 07 pacientes foram a óbito, 44 pacientes estão recuperados e 252 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar.

Os dados contidos no boletim são consolidados com resultados de exames realizados no Lacen e notificações recebidas dos municípios até as 23:59h do último dia.

Índice de Isolamento

Em reportagem publicada hoje, o Portal O Norte mostrou que o Toccantins é um dos Estados com as piores taxas de isolamento social do país, com 49,93% da população respeitando a recomendação da Organização Muncial de saúde (OMS. O Tocantins está lado a lado com Rondônia, atrás apenas do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ambos com 48,63%.

Além disso, o Estado também está abaixo da média nacional, que conforme aponta os dados, soma neste momento 56,8%.

Um outro detalhe que chama atenção é que no início deste mês, o Tocantins apresentou uma queda drástica no isolamento, deixando a taxa um pouco acima dos 30%. Ainda de acordo com o gráfico, o índice subiu nos últimos dias chegando ao patamar de 49,9%.

Araguaína

Em Araguaína, que lidera o ranking como a cidade com mais casos confirmados no Tocantins, a administração municipal tem apertado o cerco contra o avanço da doença. Ontem, agentes de fiscalização bloquearam a principal avenida comercial da cidade, a Cônego João Lima, para tentar reduzir o fluxo de pessoas na região. O município ainda estuda a possibilidade de implantar uma espécie de  "Lockdown" na região central da cidade, caso o movimento de populares no local não diminua. 

Confira abaixo, gráficos que mostram dados do avanço da pandemia no Tocantins: