Palmas
28º
Araguaína
28º
Gurupi
29º
Porto Nacional
28º
EFEITO CORONAVÍRUS

Com suspensão de processo seletivo, IBGE anuncia reembolso aos candidatos

26 março 2020 - 18h40

Em função do quadro de emergência de saúde pública causado pelo COVID-19, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) decidiu adiar a realização do Censo Demográfico para 2021. Com isso, o processo seletivo para contratação de recenseadores e supervisores, que no Tocantins disponibilizava 1.627 vagas, está suspenso. Conforme nota divulgada pelo órgão nesta quarta-feira, 25, os candidatos que pagaram a taxa de inscrição serão reembolsados.

O IBGE e a banca responsável pelo processo seletivo, Cebraspe, estão trabalhando em conjunto para viabilizar o ressarcimento dos valores pagos pelas inscrições com a maior brevidade possível. A data prevista inicialmente para a disponibilização do reembolso é dia 18 de maio de 2020.

O Instituto ressalta que todos os candidatos que pagaram a taxa de inscrição serão integralmente ressarcidos, e as orientações para o recebimento dos reembolsos serão amplamente divulgadas por e-mail e nas páginas oficiais e demais canais de comunicação do IBGE e do Cebraspe.

Adiamento do Censo
De acordo com o IBGE, a decisão de adiar o Censo leva em consideração a natureza de coleta da pesquisa, domiciliar e predominantemente presencial, com estimativa de visitas de mais de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional.

Considera, do mesmo modo, a impossibilidade de realização, em tempo hábil, de toda a cadeia de treinamentos para a operação censitária, cuja primeira etapa se iniciaria em abril de 2020.

Para a realização da operação censitária em 2021, o IBGE estabeleceu formalmente com o Ministério da Saúde o compromisso de realocar o orçamento do Censo 2020 em prol das ações de enfrentamento ao coronavírus, mantidas por aquele Ministério. Em contrapartida, no próximo ano, o Ministério da Saúde realocará orçamento no mesmo montante com vistas a assegurar a realização do Censo pelo IBGE.

De modo a contemplar a data de referência dos últimos Censos realizados no Brasil, o próximo Censo Demográfico terá como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com coleta de dados prevista entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021.

Confira a íntegra da nota do IBGE:

"O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Cebraspe estão trabalhando em conjunto para viabilizar o ressarcimento dos valores pagos pelas inscrições com a maior brevidade possível.

O Cebraspe vai encaminhar ao IBGE as informações cadastrais de cada um dos pagantes, para em seguida efetivar o reembolso, que estará disponível na forma de ordem de pagamento, a cada um dos candidatos, nas agências do Banco do Brasil.

Neste momento, a data prevista para a disponibilização do ressarcimento é dia 18 de maio de 2020. Reiteramos que todos os candidatos/pagantes serão integralmente ressarcidos, e as orientações para o recebimento dos reembolsos serão amplamente divulgadas a todos por e-mail e nas páginas oficiais e demais canais de comunicação do IBGE e do Cebraspe."